Em 1999, em parceria com o Ipea, foi realizada a pesquisa Ação Social das Entidades Associadas do COEP, cujo objetivo foi a elaboração de um mapeamento das iniciativas desenvolvidas pelas associadas na área social, possibilitando, assim, uma reflexão coletiva quanto ao trabalho realizado.

Alguns resultados obtidos foram: 92% das entidades associadas ao COEP declararam que realizar ações sociais faz parte da estratégia da entidade, e 49% fizeram constar de documentos e/ou orçamento próprio as ações realizadas; 92% realizaram ações sociais com a participação de funcionários(as); 73% possuem avaliação sobre as ações sociais reali-zadas; e 73% divulgam sua ação social.

“A pesquisa mostra, ainda, que a maior parte das iniciativas está voltada para alimentação, educação, desenvolvimento comunitário e qualificação profissional, sendo jovens e crianças o público-alvo prioritário. Esses resultados ressaltam a importância do COEP na mobilização de suas associadas e no desenvolvimento de iniciativas de com- bate à pobreza”, complementou André Spitz, presidente do COEP Nacional.

“O Ipea já tinha realizado uma pesquisa nacional sobre a ação social das empresas privadas em geral. Isso nos inspirou nessa parceria com o instituto para descobrir as particularidades das ações sociais praticadas por nossas associadas. Foi feita uma adaptação ao método investigativo, já que o perfil das empresas do COEP é bem diversificado e reúne organizações privadas e públicas”, relembrou Amélia Medeiros.

A pesquisa superou a expectativa no número de respostas – foram 430 organizações – e foi um grande subsídio para o planejamento das ações das associadas ao COEP.

SAIBA MAIS

>> Entrevista com Anna Peliano (Ipea, dezembro 2004)