Combate à Fome em FOCO | Agenda de eventos  

Evento online discute cooperação Sul-Sul no combate à fome

Um evento online realizado na quinta-feira, 4 de novembro, reuniu representantes e diretores do WFP, dos Centros de Excelência do WFP no Brasil, China e Côte D’Ivoire, e governos para compartilhar boas práticas e resultados alcançados ao longo dos anos. O evento também fez parte das comemorações dos 10 anos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, que tem auxiliado países de todo o mundo na construção de soluções sustentáveis ​​de combate à fome por meio da Cooperação Sul-Sul.

Durante a sessão de abertura, David Kaatrud, Diretor da Divisão de Programas, Humanitário e Desenvolvimento do WFP, disse que o trabalho dos Centros de Excelência inspirou muitos países ao longo dos anos, mostrando o que pode ser feito por meio da inovação local e da Cooperação Sul-Sul. “A agenda de Cooperação Sul-Sul e Triangular está ganhando impulso ultimamente, e esperamos que esse impulso seja sustentado no futuro”, acrescentou.

O embaixador Demétrio Bueno Carvalho, da Agência Brasileira de Cooperação, disse que, desde a sua criação, o Centro de Excelência tem trabalhado em colaboração com o governo do Brasil para realizar importantes conquistas no campo da cooperação internacional. “Também saludo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação pelo compromisso e pelo compartilhamento contínuo de conhecimento sobre o funcionamento do programa brasileiro de alimentação escolar”, disse.

A seção seguinte, moderada por Bruno Magalhães, do Escritório Regional do WFP em Dacar, destacou a história e o impacto dos Centros de Excelência do WFP. O primeiro a falar foi Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil. “É uma honra para mim comemorar hoje os 10 anos do Centro no Brasil, fruto de uma importante parceria entre o WFP e o governo brasileiro. O Centro foi pioneiro dentro do WFP e combina a experiência brasileira com a expertise do WFP no apoio aos governos nacionais por meio da Cooperação Sul-Sul ”, disse Daniel Balaban. Ele acrescentou que, ao longo dos anos, ficou evidente que não é possível atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sem cooperação.

Sixi Qu, Diretor do Centro de Excelência do WFP na China, apresentou as principais atividades e operações do escritório, incluindo projetos atuais e iniciativas de cooperação. Além disso, o Diretor do Centro Regional de Excelência do WFP na Costa do Marfim, Patrick Teixeira, destacou o trabalho colaborativo entre os Centros de Excelência na criação e melhoria de programas de alimentação escolar em todo o mundo.

A última parte do evento foi moderada por Maria Lukiyanova, Diretora da Unidade de Fortalecimento da Capacidade de País do WFP e trouxe experiências dos países e a história do trabalho conjunto com os Centros de Excelência do WFP. O público ouviu os governos da China, Côte D’Ivoire, Brasil e Lesoto. Este último foi o primeiro país a utilizar a metodologia da Visita de Estudo Virtual para conhecer e se inspirar na experiência brasileira.

Peter Rodrigues, ex-Diretor Adjunto do Centro de Excelência do WFP no Brasil e agora um Oficial Sênior de Parcerias na sede do WFP, fez o discurso de encerramento focado no futuro papel dos Centros de Excelência. Ele disse que os Centros têm um papel importante na canalização de todas as informações relevantes que podem ajudar os países a avançar em sua agenda para acabar com a fome. “Precisamos adotar uma abordagem sistêmica, e ficou cada vez mais evidente na Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas que você não pode fazer isso sozinho. Não podemos erradicar a fome ou atingir qualquer um dos outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se não trabalharmos juntos”, disse.

A gravação do evento está disponível aqui.
,

Fonte: WFP – Programa Mundial de Alimentos