incluir uma iniciativa

CovidApp

Todo o Brasil

Atualizado em 29/3/2020

O QUE É

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveu um aplicativo para que a pessoa saiba se teve contato com um paciente infectado. O CovidApp auxilia notificando para que um indivíduo saiba se possa ter estado junto ou passado perto de alguém, como forma de identificar se a pessoa deve adotar medidas, como isolamento.

Para fazer isso, o app permite que profissionais de saúde marquem os smartphones de pessoas apontando-as como infectadas ou suspeitas. Assim, se uma pessoa tiver o aplicativo, este sinalizará quando tiver contato com o paciente infectado utilizando uma conexão por bluetooth para “ler” a marcação feita pelo profissional de saúde.

PARA QUEM

População em geral.

COMO PARTICIPAR

O aplicativo móvel irá coletar os encontros físicos entre pessoas usando o Bluetooth dos celulares. Bluetooth é uma tecnologia que detecta outros dispositivos próximos sem armazenar a localização geográfica de cada indivíduo. Serão armazenados os encontros entre os Bluetooth e a duração deles.

Diferente de outras iniciativas como o aplicativo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e do Governo de Israel, que capturam a trajetória dos usuários invadindo a sua privacidade, o CovidApp não coleta rastros e é totalmente anônima e, portanto, preserva a privacidade dos usuários.

CONTATO

Acesse o CheckCorona: adicione o número +55 16 981128986 no WhatsApp, escreva CheckCorona e envie a mensagem.

MAIS INFORMAÇÕES

http://covidapp.ufsc.br