DESAFIO CIDADANIA E INOVAÇÃO

Maria Helena Menezes de Souza
Água Branca/AL

Sabão caseiro

1. Proposta e mobilização


Qual foi a sua proposta / causa?

A proposta foi desenvolvida com o intuito de ensinar as mulheres da comunidade quilombola Serra das Viúvas fazerem sabão caseiro e posteriormente doar o sabão feito para algumas famílias da comunidade. Com o objetivo de diminuir os gastos familiares, reutilizar o óleo utilizado para fritar alimentos, além de auxiliar no processo de higienização em geral. Pois, como sabemos, diante do cenário pandêmico, precisamos dobrar os cuidados com a higiene.

Descreva a estratégia de mobilização

Um grupo de voluntários da Universidade Federal de Alagoas e duas representantes de comunidades quilombolas de Alagoas, a saber Carrasco e Pau-d'arco, foram convidados para a comunidade quilombola Serra das Viúvas no mês de outubro de 2020, para um curso de saúde da população negra. Na chegada dos visitantes, houve por parte dos deles, a sugestão de uma oficina de sabão caseiro para as mulheres da comunidade. Elas, então, aceitaram prontamente, organizaram a hospedagem e alimentação dos visitantes e providenciaram óleo de cozinha já utilizado, para a produção do sabão.

2. Ação e resultados


Como foi a ação realizada e quais foram os resultados obtidos

A oficina foi realizada com êxito, uma vez que as mulheres aprenderam a fazê-lo. A iniciativa final foi doar o sabão que foi feito na oficina para algumas famílias da comunidade, visando auxiliar no processo de higienização dessas famílias, que como tantas outras estão submetidas a vulnerabilidade social com o novo covid-19

Fotos


Mistura dos ingredientes

Aprendiz mexendo a mistura

Sabão em repouso

Sabão pronto

Famílias contempladas com a doação