DESAFIO CIDADANIA E INOVAÇÃO

Dyovany Otaviano da Silva
Cumaru/PE

Em tempos de isolamento social, melhor é ser criança!

1. Proposta e mobilização


Qual foi a sua proposta / causa?

Todo dia é dia de criança. Toda criança tem o direito de comemorar seu dia, mesmo que esse dia faça parte do combate ao COVID-19. Desde de 2011 que a Comunidade de Riacho de Pedra realiza o Projeto Criança Feliz em comemoração ao Dia das Crianças. Já era de praxe a garotada da comunidade e circunvizinhas estarem juntas para brincar nos pula-pula, cama elástica, assistir as apresentações culturais, participar das brincadeiras populares como quebra-panela, cabo de guerra, corrida de saco, pula corda e entre tantas outras. Além de, se deliciar com as guloseimas e ganhar o tão esperado brinquedo. Foi difícil não ter quer fazer tudo isso que era comum acontecer todo ano, em tempos de isolamento social. A partir do impasse de não poder fazer aglomerações com as crianças das demais comunidades tivemos a ideia de fazer um Dia das Crianças bem diferente do que fazíamos. Então, decidimos percorrer estrada à fora as cinco comunidades, nas quais as crianças participam do Projeto Criança Feliz, desejando-as um feliz dia e entregando-as porta a porta um kit com guloseimas e brinquedos com muita alegria, animação e ao som de muita música.

Descreva a estratégia de mobilização

Identificar quantas crianças tem nas Comunidades Riacho de Pedra de Cima, Riacho de Pedra de Baixo, Dendê, Pangauá de Cima e Pangauá de Baixo. Buscar parcerias com comerciantes e amigos da comunidade para a doação de alimentos e brinquedos. Caso necessário fazer compra dos demais. Montar os kits com produtos que foram doados. Conseguir carro de som para realizar o percurso para o chamamento das crianças, assim como, prestar-lhes homenagem e animá-las com muita música de estrada à fora. Ver carro para levar os kits e as pessoas para a distribuição dos mesmos. Gravar vídeo com vários jovens da comunidade para postar nas redes sociais falando que o Projeto Criança Feliz irá acontecer, porém de uma forma diferente das edições anteriores por causa do COVID-19. Falar com os professores das escolas presentes nas comunidades para que comuniquem as crianças e suas famílias sobre o evento. Criar faixa com o nome Projeto Criança Feliz e ornamentar os carros com acessórios.

2. Ação e resultados


Como foi a ação realizada e quais foram os resultados obtidos

A diretoria da Associação Cultural dos Jovens Rurais da Comunidade de Riacho de Pedra no município de Cumaru-PE se mobilizou e entrou em contato com as professoras e demais lideranças das comunidades e falou a respeito do evento que aconteceria dia 12 de Outubro de 2020. Aos mesmos foram relatados a importância de se fazer o evento e dos cuidados que se deveria ter com relação a COVID-19. Pela primeira vez, desde 2011, não se teve como de praxe as crianças das cinco comunidades juntas para celebrar seu dia.
Para evitar aglomerações e com pessoas de comunidades diferentes decidiu-se, então, que o Projeto Criança Feliz 2020 seria uma espécie de caravana que ao invés das crianças virem até a Comunidade de Riacho de Pedra de Cima, os organizadores do projeto iriam até as crianças nas suas respectivas comunidades. Tal ação foi algo inédito, tanto para os organizadores do projeto quanto para as crianças beneficiadas. A partir disso, identificou-se em média de 200 crianças nas cinco comunidades assistidas pelo Projeto Criança Feliz que teve como tema esse ano “Ser criança é ser feliz!”.
Conseguiu-se as doações de alimentos e brinquedos para os kits. Além disso, comprou-se mais brinquedos em Caruaru-PE. A montagem dos kits foram feitas pelos próprios jovens da comunidade e que fazem parte da Associação, assim como ,a gravação do vídeo para postar nas redes sociais. Foram distribuídos porta a porta 200 kits às crianças das comunidades. Com o carro de som as crianças eram chamadas de suas casas para o recebimento de sua lembrancinha. Além do mais, conseguiu-se outros dois carros que levaram os kits e as pessoas para fazer a distribuição do mesmo. Ornamentou-se os carros com faixas e balões.
Era lindo de se ver as crianças em suas casas com um sorriso estampado no rosto a espera de uma lembrancinha que fez o seu dia ser ainda mais especial. Teve criança que esperou na escola e na igreja da comunidade. Não era um Dia das Crianças comum como o de todos os anos anteriores. Era um Dia das Crianças para crianças da zona rural que estão em pleno isolamento social por causa de uma pandemia. Então, foi muito gratificante poder proporcionar esse momento de felicidade a essas crianças pelo fato de que as mesmas estavam confinadas em suas casas desde de março.
Saímos de estrada à fora fantasiados com a certeza de que mesmo em tempos de pandemia e isolamento social, melhor é ser criança. Porque criança é sinônimo de alegria e de esperança. E acreditamos que apesar das dificuldades impostas pelo atual momento em que vivemos, a vida pulsa e nesse pulsar devemos ser semeadores do bem, do amor e da solidariedade. Esse foi o sentimento de todos e todas que se doaram e realizaram essa ação.

Outras informações


Participaram também dessa ação: Eduardo Nunes, Dyovana Gomes, Edson Cipriano, Conceição Barbosa, Severina Gomes, Iara Karinny, Letícia Mendes, Ilza Gomes, Dianny Márcia, Deyvson Otaviano, Izadora Luiza, Tereza Luiza, Otaviano Vidal, Josefa Gomes, Edilson.

Fotos


Montagem dos kits.

Ornamentação dos carros.

Entrega dos kits na Comunidade Riacho de Pedra de Cima, Cumaru-PE.

Entrega dos kits na Comunidade Pangauá de Cima, Cumaru-PE.

Entrega dos kits na Comunidade Dendê, Cumaru-PE.

Entrega dos kits na Comunidade Riacho de Pedra de Baixo, Cumaru-PE.

Vídeos


Convite para o Dia das Crianças

Projeto Criança Feliz 2020 da Associação Cultural dos Jovens Rurais da Comunidade de Riacho de Pedra