Combate à Fome em FOCO | Notícias e Reportagens  

Cientistas da USP se unem para propor ações de combate à fome no Brasil
.

Grupo de trabalho conta com pesquisas de diversas áreas e realiza seminário aberto ao público nesta quinta-feira; livro sobre insegurança alimentar será entregue ao governo

A fome e a insegurança alimentar são fenômenos bastante presentes na história do Brasil. Agravadas pela pandemia, estas condições voltaram a assombrar o país, que tem mais da metade dos lares atingidos: pelo menos 19 milhões de brasileiros e 55% dos domicílios vivem a privação de alimentos.

Se dados como este estão no centro do debate público, muito se deve à ciência e aos cientistas, que vêm gerando informações essenciais para o diagnóstico do problema da fome. Sabe-se, por exemplo, que o Brasil saiu do mapa da fome em 2014, mas, três anos depois, 46,5% dos domicílios rurais já apresentavam insegurança alimentar grave.

Nas cidades, o estado da fome também evoca a ausência de soberania alimentar. Thais Mauad, coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, lembra que a cidade de São Paulo regulamentou o ​​Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (Proaurp) há mais de 11 anos. No entanto, a falta de ações de formação continuada e de mapeamento prévio de terrenos ociosos impedem sua execução.

“Ainda tem muito espaço para plantar na cidade e o programa (Proaurp) poderia ser expandido, consolidado e efetivo na cidade se uma série de medidas tivessem sido tomadas. Hoje, poderíamos ter mais hortas em São Paulo, o que contribuiria não só para diminuir a insegurança alimentar, mas como fonte de renda e de ocupação, também”, afirma.

Thais integra o Grupo de Trabalho (GT) “Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome”, criado pela Reitoria da USP para desenvolver pesquisas sobre insegurança alimentar, alimentação sustentável, subnutrição e combate à fome. A iniciativa visa ainda propor políticas públicas e ações concretas para a melhoria da situação nutricional das populações mais vulneráveis e para a mitigação dos problemas sociais decorrentes desses problemas.

Uma das ações do grupo é a realização do 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome. O evento on-line será realizado nesta quinta-feira, 2 de dezembro, das 8h30 às 13h, com o objetivo de apresentar as atividades do grupo de trabalho para a sociedade. O encontro ficará disponível neste link para quem não puder acompanhar ao vivo.

“Nós também redigimos um livro, que será lançado no seminário, e vamos distribuí-lo a autoridades. Tanto das secretarias de saúde dos municípios, quanto para os ministérios da Saúde e da Agricultura”, conta Margarida Kunsch, Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária da USP. Ela explica que a articulação de um grupo interdisciplinar se deu para otimizar as pesquisas em andamento na USP e para posicionar a Universidade como estratégica no apontamento de ações eficazes e de longo prazo.
.

Por: Tabita Said
Fonte: Jornal da USP