Desafio 3 – Cozinha Comunitária do Lagamar

Ação: Preparação e distribuição de refeições

Estado da comunidade: Ceará | Município da comunidade: Fortaleza

Como foi a ação coletiva e os resultados obtidos

De março até o dia 31 de agosto de 2023, a Cozinha Solidária do Lagamar distribuiu 3 mil refeições para 100 (cem) pessoas em situação de fome cadastradas no projeto. Além delas, também foram alimentadas um contingente de 30 a 40 pessoas que se encontram em situação de rua que faziam suas refeições no espaço onde são preparados os alimentos para a distribuição.

Procuramos envolver a comunidade e conseguir o apoio delas para o projeto. Para isto, realizamos reuniões rua por rua, convidando-os para uma palestra sobre a proposta da Cozinha Solidária. Após a palestra servimos um pequeno jantar de confraternização com resultados muito positivos, haja vista que alguns não estavam entendendo por quê algumas pessoas da comunidade estavam cadastradas para receberem alimentos e outros não. Após essas reuniões a comunidade começou a se envolver mais, inclusive com alguns moradores se apresentando como voluntários para colaborarem na limpeza, na preparação e distribuição das refeições.

Reuniões de planejamento e avaliação são realizadas periodicamente. Duas ações importantes sugiram a partir delas: 1) realizar debates e palestras sobre cidadania com os beneficiários da Cozinha Solidária uma vez por mês e 2) realizar uma oficina de pães, bolos, salgados e pizzas para que eles pudessem se capacitar para o mercado de trabalho ou para iniciarem um negócio próprio.

Para participarem das palestras os beneficiários são convidados a chegarem duas horas antes da distribuição das refeições, às 9 horas. A primeira palestra foi com o professor de economia da Universidade Federal do Ceará, prof. Fábio Sobral, que conversou com eles sobre Juros Altos e a Fome. A segunda, contou com a presença do MST que apresentou as lutas do Movimento e como a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar podem contribuir para o combate à fome. Aproveitamos também o período da Campanha da Fraternidade cujo tema foi a Fraternidade e a Fome para que o padre Abimael, da Paróquia São João Batista do Tauape tratasse do assunto com os beneficiários. Por último, tivemos também uma conversa sobre a encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, para falarmos sobre o cuidado com o meio ambiente e a Mãe Terra.