. Lançada em 2018, a Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ. O projeto é voltado para alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas a escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, organizados em equipes.
A Jornada promove uma dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco em:
• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) • Pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS no local de origem dos participantes • Planejamento e implementação de ações coletivas: passo a passo • Valorização de saberes culturais e tecnologias
Durante a Jornada de 2018, foi proposto aos participantes cinco desafios e para orientar a realização de três desses desafios foram oferecidos cursos online. Os cinco desafios e seus respectivos cursos:
1) Mobilização da equipe – formada por facilitador, comitê mobilizador e um conjunto de participantes 2)Diagnóstico – apontar uma questão que precise melhorar no local onde a escola está inserida. Curso de apoio: Diagnóstico. 3) Ação cidadã – Realização de uma ação coletiva prática. Curso de apoio: Mobilização em Sete Passos. 4) Tecnologias e saberes – registro de saberes e da cultura local. A gente sabe que reconhecer valores ajuda a desenvolver. Curso de apoio: Saberes, Cultura e Tecnologia. 5) Avaliação da Jornada – Como foi a Jornada para a sua equipe?
Ao final da Jornada, as equipes concorreram a premiação Prêmio Betinho 2018 em duas categorias: Escola em Ação e Atitude Cidadã. Como forma de estimular o envolvimento da comunidade escolar e, desta maneira, fortalecer a participação e renovar compromissos, foi sugerido pelos organizadores da Jornada a realização de um evento por cada escola participante para apresentar resultados e dar continuidade à ação realizada por meio dos desafios propostos.
Ao todo, 58 escolas se inscreveram e 34 equipes chegaram até o final da edição de 2018 da Jornada Cidadania nas Escolas: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia.
O Desafio 3, que consistiu em realizar uma ou mais ações cidadãs, recebeu o registro de iniciativas como a adoção de animais; atividades esportivas; coleta, descarte adequado do lixo e reciclagem; educação sobre drogas, saúde sexual, violência; mobilidade urbana; oficinas profissionalizantes; refugiados; respeito ao próximo e às diferenças; visita a centros de convivência com idosos; voluntariado.
Houve também ações relacionadas ao ambiente escolar, que buscaram melhorias como: maior acesso ao livro e à leitura, arborização, criação ou revitalização de hortas, cuidados com o patrimônio escolar, limpeza e ampliação de espaços, transporte escolar.
Para subsidiar as ações da Jornada, foram ofertados 3 cursos: “Diagnóstico: Pesquisar, interpretar”, “Mobilização em 7 Passos” e “Saberes, Cultura e Tecnologia”, com 722, 398 e 325 usuários inscritos, respectivamente, somando 1.445 participações. .
Prêmio Betinho
Em 2018, as equipes concluíntes da Jornada Cidadania nas Escolas foram os participantes do Prêmio Betinho. Ao todo, 58 escolas se inscreveram e 34 equipes chegaram até o final da Jornada: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia.
As equipes finalistas cumpriram cinco desafios, propostos com o objetivo de fortalecer o conhecimento e as capacidades de jovens estudantes dos ensinos Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Médio; e valorizar a reflexão, o debate, a organização e a ação. .