O 1º Encontro Nacional do COEP ocorreu de 6 a 8 de maio de 2002, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mesmo local de sua criação. Foi a primeira vez que representantes de todos os estados em que o COEP atua se reuniram. “Foram cerca de 300 participantes. Foi uma oportunidade única de integração e de capacitação da Rede para gestão no campo do desenvolvimento humano e social”, afirmava Sarita Berson, do COEP Brasil.

O encontro também sediou a reunião do conselho deliberativo do COEP Brasil, além de promover o curso Elaboração de Projetos Sociais, cujo objetivo foi contribuir para a melhoria das práticas sociais no âmbito da Rede e das associadas em particular. “A ementa do curso, ministrado pela equipe do Laboratório de Tecnologia de Desenvolvimento Social da Coppe/ UFRJ, contemplou a apresentação dos principais aspectos metodológicos relacionados ao planeja- mento de projetos na área social”, complementa Sarita.

A ocasião também serviu, segundo Gleyse Peiter, para divulgação do projeto do algodão, iniciado em caráter experimental no ano 2000. “Foi algo como um lançamento oficial dessa proposta inovadora, já em base mais definidas”. Gleyse relembra, ainda, outro fato marcante do 1º Encontro Nacional do COEP: “Fizemos um tipo de jogral com os textos dos alunos que participaram do concurso de redação do projeto O COEP e a Escola Construindo Cidadania. Nosso mote era refletir sobre a incrível capacidade desses jovens, mesmo diante de poucas possibilidades, de construir um futuro melhor. Foi muito especial esse momento”.

SAIBA MAIS

>> Ata do encontro