Projeto Universidades Cidadãs, em parceria com o CNPq
O COEP intensificou sua parceria com instituições de ensino dando início, em outubro de 2003, a outro projeto: o Universidades Cidadãs. Os objetivos eram incentivar a participação das universidades públicas na implantação de iniciativas de desenvolvimento comunitário, promover a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda e gerar oportunidades de renda.
Seis universidades participaram do projeto: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Regional do Cariri. Professores(as) e alunos(as) atuavam em comunidades do semiárido nordestino, realizando diagnósticos de demandas e potencialidades, ministrando capacitações e assessorando associações e grupos produtivos na implantação de suas atividades de geração de renda. As atividades do projeto foram realizadas em sete estados do semiárido nordestino: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Ceará e Piauí.
Guilherme Soares, engenheiro agrônomo da UFRPE e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro, relata o histórico dessa empreitada: “A concepção desse projeto ocorreu em função da necessidade de ampliar o alcance das ações do COEP nas comunidades, em relação aos segmentos sociais das mulheres e jovens.”
“Até então, o COEP desenvolvia ações muito voltadas para os agricultores, no cultivo do algodão, criação de animais etc. A partir da percepção de que havia uma lacuna no apoio a tais segmentos, vislumbrou-se a perspectiva de realizar projetos que focassem, especificamente, as iniciativas comunitárias de organização de grupos locais em outras atividades que não somente agricultura, tais como: corte e costura, informática, artesanato, pintura, entre outros.”
“Então, concebeu-se o projeto Universidades Cidadãs e saímos à busca de instituições parceiras, visitando as universidades nos estados em que o COEP desenvolvia ações em comunidades. Pessoalmente, visitei três universidades e costuramos uma articulação institucional para viabilizar a proposta. Foram engajadas seis universidades, das quais cinco são federais (UFRPE, UFRN, UFPI, UFS e UFCG) e uma estadual (Universidade Regional do Cariri, no Ceará). Essas universidades agem na linha da formação (capacitação) em diferentes atividades, apontadas em diagnóstico de demandas realizado no início de 2006.”
“Hoje, depois de dois anos, o projeto passa por reformulações de sua natureza conceitual, de sustentabilidade financeira e institucional. É importante ainda destacar a missão desse projeto: atuar na formação, de um lado, de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade, dando-lhes oportunidades de vivenciar a realidade regional, e, de outro lado, interagir com a sociedade, por meio das comunidades, para promover o intercâmbio de experiências e conhecimento entre universidade e comunidade”.