banco-de-praticas-clima

O Banco de Práticas Clima, Vulnerabilidade e Adaptação é um rico acervo de iniciativas com enfoque nas mudanças climáticas e que podem servir de exemplo para novos projetos de adaptação. Foi criado pelo Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades (GTMC), coordenado pelo COEP, no Fórum de Brasileiro de Mudanças Climáticas.

GT Mudanças Climáticas e Pobreza

No Brasil, assim como na maior parte dos países, a interface entre mudanças climáticas e desigualdades sociais é, ainda, um campo extenso a ser pesquisado, conjugado à necessidade de sensibilização e envolvimento da sociedade como um todo para essa temática e, em particular, das populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental.

Com o objetivo de incluir essa questão no debate nacional, foi criado, em abril de 2009, no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Grupo de Trabalho “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades”, coordenado pelo COEP.

Além de contribuir para a constituição de uma ampla rede especializada em mudanças climáticas e seus impactos sobre populações vulneráveis, os trabalhos do GT tem por objetivos:

Contribuir para os debates sobre mudanças de clima que vêm sendo realizados em espaços públicos no Brasil.

Desenvolver tecnologia social que promova a capacidade de prontidão e de reação de comunidades vulneráveis a eventos climáticos extremos. Correlacionar o tema das mudanças do clima e das desigualdades sociais.

Traçar um perfil das práticas, propostas de ação, desafios e dificuldades das organizações brasileiras sobre mudanças climáticas em associação com o combate à pobreza.
Sensibilizar a sociedade como um todo para o tema.

Frentes de Ação:

  • Desenvolvimento da pesquisa “Mudanças Climáticas, Desigualdades Sociais e Populações Vulneráveis no Brasil: Construindo Capacidades”.
  • Contribuição do GT e entidades parceiras ao posicionamento do Brasil em fóruns nacionais e internacionais.
  • Iniciativas de mobilização no âmbito da Rede Nacional de Mobilização Social em complemento às atividades do GT.