Repasse de caprinos e ovinos


      

.
#TECNOLOGIA SOCIAL
 realizada por #REDE DE MOBILIZAÇÃO

.

O COEP construiu, ao longo da sua trajetória, um histórico em parcerias com comunidades rurais do Semiárido Nordestino, por meio da conjunção de diversos projetos de desenvolvimento comunitário, baseados na troca de conhecimentos entre as comunidades e as organizações integrantes da Rede COEP, entre o popular e o acadêmico. As tecnologias sociais de geração de trabalho e renda implantadas implantadas nas comunidades parceiras possuem forte correlação com as iniciativas voltadas à garantia da soberania e da segurança alimentar das populações do Semiárido.

A criação de caprinos e ovinos é uma atividade tradicional na região nordestina, que serve para subsistência e geração de renda para as famílias atendidas. O sistema de criação de caprinos e ovinos é baseado na distribuição de lotes de três ou seis animais matrizes (fêmeas), sem raça definida, às famílias. A cada 24 matrizes, é entregue à comunidade, soba responsabilidade da associação local, um reprodutor de raça (Puro de Origem – PO), para o cruzamento com as matrizes, visando o melhoramento genético do rebanho.

Os beneficiários dos lotes de matrizes devem realizar o repasse de suas crias fêmeas à associação, quando estas atingirem uma quantidade exata à das recebidas. À medida que for alcançando o número mínimo para a formação de um lote de matrizes, a associação realiza um novo repasse, beneficiando mais uma família da comunidade, que se compromete a dar continuidade ao processo. Dessa forma, a criação de animais se estende a toda a comunidade, até que sejam atendidas todas as famílias interessadas ação. A partir daí, o repasse segue para outras comunidades.

Nessa ação, também são instalados nas comunidades ariscos (construção de abrigos dos reprodutores) e forrageiras (máquina para corte de plantas que servirão de alimentos para os animais). Para atender todas as comunidades de um mesmo polo (vizinhas), são instaladas máquinas de confecção de telas de arame em cada um deles. As telas de arame são usadas para cercar as áreas de criação dos animais..

Essa tecnologia tem demonstrado resultados positivos, pois, além de ter se expandido, beneficiando outras famílias (inclusive de outras comunidades), gera aumento na renda das famílias, em virtude da qualidade genética dos rebanhos. Os animais estão adquirindo referência no mercado, por serem de boa linhagem, o que agrega valor no momento da comercialização.