banner-semana-nacional

A Semana Nacional de Mobilização Pela Vida, lançada pelo COEP em 2000, constitui uma estratégia para ampliar as iniciativas de mobilização de sua rede e integrar a sociedade em um amplo movimento de promoção da cidadania.

A semana acontece em todo início de agosto, trazendo sempre viva a lembrança de Betinho, fundador do CORP, falecido no dia 9 daquele mês e assim homenageado.

Eventos, os mais variados, são realizados pelo Brasil afora, em praças públicas em campinhos de futebol, em creches e escolas, em postos de saúde e hospitais, terminais rodoviários, aeroportos e comunidades, como resultado da articulação de pessoas e entidades, todos juntos, empenhados na luta pela erradicação da pobreza no País.

Palestras, debates, cursos, campanhas de arrecadação, de prestação de serviços médicos, de
assistência crianças, ao jovem, ao idoso, à mulher, de esclarecimento dos direitos dos cidadãos, atividades esportivas, culturais, artesanais, caminhadas e trilhas ecológicas, passeios ciclísticos e muitas outras iniciativas possibilitam a reflexão sobre as desigualdades sociais e ações concretas de mobilização contra a fome.

A partir de 2001, nessa semana são premiados os alunos vencedores dos diferentes concursos realizados pelo COEP, em parceira com as escolas. Milhares de jovens vêm debatendo e escrevendo sobre questões básicas relacionadas à cidadania como: convivência, solidariedade e participação. Os trabalhos relacionados são divulgados em diferentes meios de comunicação.

Nos últimos anos, com o entendimento de que as dimensões dos problemas sociais em nosso país exigem ações mais duradouras que ampliem o gesto de doar para iniciativas comprometidas com a modificação da qualidade de vida dos beneficiários, o COEP ampliou o escopo de suas atividades na Semana de Mobilização pela Vida, visando comprometer pessoas, entidades e instituições em ações mais diretas, com a doação de seu trabalho, sua criatividade, seu conhecimento e sua dedicação.
Busca-se, assim, o engajamento de um número cada vez maior de militantes para que a cidadania e a segurança alimentar sejam, de fato, um direito de cada brasileiro.

A viabilização de um conjunto de atividades em âmbito nacional implica em um expressivo trabalho de articulação das associadas e dos diferentes parceiros e de divulgação junto à mídia, sensibilizando seus profissionais quanto à importância deste evento para a sociedade.

A diversidade das realizações, o número de pessoas envolvidas, os resultados já obtidos, evidenciam o êxito da Semana Nacional de Mobilização, desde a sua criação, e confirmam o alcance de um trabalho em rede, onde todos se unem pelo mesmo objetivo – a construção de um Brasil sem fome, sem indiferença e sem miséria.

  • Samsung