banner-premio-mobilizacao

O Prêmio Mobilização foi instituído pelo COEP em 1999 como uma estratégia para colocar em evidência as entidades associadas, o debate sobre a sua participação no combate à pobreza. O Prêmio Mobilização é concedido a projetos na área social, desenvolvidos pelos funcionários de organizações parceiras do COEP com o apoio de suas entidades, e valoriza as ações coletivas e a responsabilidade institucional na promoção da cidadania.

Prêmio Mobilização 1999

Na sua primeira edição, foram privilegiadas as ações na área social, desenvolvidas coletivamente pelos funcionários, com o apoio das suas entidades, tendo sido contemplados 38 projetos com o Troféu COEP. As organizações responsáveis receberam uma Menção Honrosa.

O Troféu valorizava as ações coletivas e a responsabilidade institucional na promoção da cidadania. A iniciativa buscava colocar, na ordem do dia das entidades, o debate sobre sobre a sua participação no enfrentamento dos problemas sociais, assim como o compromisso institucional na melhoria da qualidade de vida da população.

A solenidade de premiação foi realizada na Reunião do Conselho Deliberativo do COEP, em 30 de março de 1999. Para difundir o conhecimento, as tecnologias e a metodologia de atuação na área social, todos os projetos premiados foram publicados no Cadernos da Oficina Social no 4 – Prêmio Mobilização.

O Troféu COEP, buscando valorizar o trabalho coletivo, encontrou na rede dos pescadores o significado da união e sinergia que entrelaçam todos os envolvidos. A rede tem nas extremidades esferas que flutuam no mar demarcando o espaço que ela ocupa.

screenhunter_009


Prêmio Mobilização 2001

Em 2001, o Prêmio Mobilização foi concedido a todas as associadas que se dispuseram a fazer uma autoavaliação de suas atividades na área social e preencheram um formulário que permitiu a elaboração de um diagnóstico interno sobre o conjunto das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas.

Em 21 estados do país, 202 associadas participaram do processo e receberam o Prêmio como reconhecimento da importância atribuída pela organização ao compromisso com a avaliação da própria ação social.

A partir das diretrizes que fundamentaram o trabalho do COEP, o formulário contemplou os seguintes aspectos:

  • incorporação da ação social à cultura da entidade
  • adoção de práticas administrativas que efetivem o compromisso social da entidade
  • implementação de ações/projetos voltados para o combate à fome e à miséria
  • estímulo à participação dos funcionários/empregados nas ações de promoção da cidadania
  • divulgação das ações sociais realizadas
  • participação no COEP
  • Prêmio Mobilização BB