LOGO 15 Anos COEPO COEP organizou uma ampla programação para comemorar seu 15º aniversário. As atividades foram realizadas, de 10 a 13 de novembro, durante o II Encontro Nacional do COEP, no Rio de Janeiro. Num reconhecimento à contribuição das diversas pessoas e instituições que ajudaram a escrever sua história, o Comitê prestou várias homenagens durante solenidade comemorativa, no dia 12.

Entre os homenageados, o principal destaque foi o sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores e inspiração de toda a trajetória do Comitê.

Entre as mais de 400 pessoas presentes à solenidade, estavam representantes do governo federal, dirigentes, conselheiros e representantes técnicos de entidades associadas ao Comitê nas esferas nacional, estadual e municipal, além de outros integrantes dessas entidades, secretários-executivos de COEP estaduais e municipais, parceiros, especialistas na área social e amigos.

Vários convidados foram chamados a subir ao palco para receberem diplomas. Os primeiros foram os conselheiros estatutários do COEP Luiz Pinguelli Rosa – que também é fundador do Comitê e não pôde comparecer ao evento por estar viajando -, Anna Peliano e D. Mauro Morelli. Em seguida, o teólogo Leonardo Boff recebeu homenagem em nome dos muitos parceiros do Comitê em iniciativas e projetos desenvolvidos ao longo de sua história.

Foram homenageadas também as 113 comunidades COEP espalhadas em todos os estados e no Distrito Federal, onde são promovidos projetos de geração de renda e inclusão social e digital. Quatro integrantes dessas comunidades subiram ao palco em nome de todos os demais e Damião Gomes da Silva, da Comunidade Peba dos Vicentes, na Paraíba, fez um pequeno discurso, destacando as mudanças ocorridas em sua vida e na de seus vizinhos a partir das iniciativas do COEP.

Durante a solenidade foi lembrado o fato de o COEP ter trabalhado, ao longo de sua trajetória, de forma articulada com os governos municipais, estaduais e federal. Houve uma menção especial aos apoios dados, no início da trajetória do Comitê, pelo presidente da República Itamar Franco, e pela ex-primeira-dama Ruth Cardoso, falecida em junho deste ano. Outro fato que mereceu destaque foi a ação articulada do COEP com o atual governo federal por meio de programas e iniciativas de diversos ministérios e da Assessoria Especial da Presidência da República e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Em reconhecimento ao apoio do governo federal às suas ações, o COEP prestou uma homenagem a três representantes governamentais presentes à solenidade.

Ao agradecer todos os presentes, o presidente do COEP, André Spitz, lembrou que Betinho nunca teve medo de ter sonhos, de ousar. E completou: “e isso é uma marca que nós do COEP temos também. Toda essa mobilização depende desse grupo de pessoas. Precisamos manter vivo o sonho de viver num novo Brasil. Vamos ter que continuar construindo sonhos por mais 15 anos!” Ao final da cerimônia, a secretária-executiva do COEP Nacional, Gleyse Peiter, leu a poesia “Os filhos da paixão”, de Pedro Tierra, que segundo ela traduz a história do COEP.

Outros destaques

A capacitação para os integrantes da Rede COEP teve como tema “Atuação em Rede: Participação Social e Desenvolvimento Sustentável” e aconteceu nos dias 10 e 11, reunindo cerca de 200 participantes. Nos dois dias, especialistas convidados debateram cinco temas que, posteriormente, serão aprofundados num curso à distância.

No dia 11, houve o lançamento pelos Correios do selo comemorativo do COEP. No dia seguinte, foram anunciados os ganhadores do “Prêmio Betinho – Atitude Cidadã”, criado para prestigiar pessoas que lutam contra a fome e contribuem para a promoção dos direitos de cidadania. Foram lançados também vários produtos do COEP como o CD “Os 8 Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens”- vol. 3, resultado do concurso “O COEP e a escola caminhando juntos na construção da cidadania”, e o vídeo e o Relatório de Balanço dos 15 anos do COEP.

Foram lançados ainda a Trajetória COEP, uma linha do tempo na internet com os principais marcos da história da rede e que permite a inclusão de comentários e novos conteúdos, e o livro “Das Ruas às Redes”, que traz mais de 100 depoimentos de pessoas que viveram a mobilização social contra a fome e a pobreza no Brasil. Em uma proposta inédita, o COEP disponibilizou o livro na internet, oferecendo a possibilidade para que todos que vêm participando dessa luta possam também deixar seus depoimentos.

No dia 12, houve uma mesa redonda com o tema “Fome, pobreza e desigualdade: como fortalecer a participação social e a atuação em rede”, que reuniu D. Mauro Morelli e Renato Maluf, do Consea; Francisco Menezes, do Ibase; Anna Peliano, do Ipea; Clemente Ganz, do Dieese; Santinha Tavares, do Cedim/RJ; e do teólogo Leonardo Boff.

No último dia, foi realizada reunião da Comissão Executiva do COEP Nacional para debate e definição do Planejamento COEP 2009. Os participantes também tiveram a oportunidade de deixar seus depoimentos numa linha do tempo da história do Comitê e puderam prestigiar o trabalho de artesãos da comunidade do Juramento (RJ) e de jovens grafiteiros de comunidades de baixa renda que pintaram oito telas relacionadas a cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Vídeos do Evento

15 nos (parte 1)

15 Anos (parte 2)

Das Ruas às Redes (parte 1)

Das Ruas às Redes (parte2)