Nenhum país consegue transformar uma realidade social marcada pela desigualdade, sem que desperte nos jovens a importância da cidadania e da solidariedade. Mobilizando os jovens para a promoção da cidadania e da solidariedade poderemos no futuro, desfrutar de um país melhor para todos os brasileiros.

O COEP nos últimos anos tem enfatizado o trabalho com os jovens e vem estimulando suas associadas a desenvolverem, para esse grupo, projetos de educação, capacitação profissional, geração de emprego e renda, entre outros.

Avançando na determinação de focalizar suas ações na juventude, o COEP lançou em 2001, o Projeto – O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania – uma proposta de sensibilização dos jovens de 5ª à 8ª séries para o exercício da cidadania.

Trata-se de um grande desafio em um mundo cercado pela cultura do individualismo e da indiferença.

Ao escolher a escola como parceira, o COEP se pautou na crença de que esse espaço constitui um local privilegiado para a aquisição de conhecimentos e valores que fundamentam o exercício da cidadania e de que o professor é um dos principais agentes de transformação da nossa sociedade.

Nesse sentido, em todo o país, os 27 COEP Estaduais e os COEP Municipais propõem atividades a serem desenvolvidas nas escolas, como debates sobre o tema, concursos diversos e implementação de ações dirigidas para a comunidade. Para essa iniciativa, o COEP produziu uma publicação de apoio ao professor.

A proposta envolve a promoção de um concurso anual que permite aos jovens diferentes formas de expressão de cidadania por meio de redação (2001), poesia e frases mobilizadoras (2002), troca de cartas (2003), esquetes (2004) e música (2005, 2006 e 2007).

  • COEP Municipal Foz do Iguaçú