Viajar com segurança na pandemia vai além do cuidado com os pneus e o freio

Atualizado em 21/10/2020

Infectologistas dizem que cada parada – para abastecer, comer ou usar o banheiro – aumenta o risco de contágio por Covid. O uso da máscara é indispensável em lugares de grande circulação.

Para quem vai pegar estrada no feriado, não custa relembrar os cuidados que a pandemia ainda exige..

Muita gente saiu de São Paulo. É que a vontade de retomar a vida pode passar pelas estradas. Isolados há meses, pai, filho, mãe e cachorro vão mudar o endereço da quarentena neste feriado.

“A gente está em casa esse tempo todo. Eu, trabalhando, e eles em casa. Então, realmente, a gente precisava dar uma saidinha mesmo porque ninguém está aguentando mais, não é?”, explica Jean Blanco, engenheiro.

Uma família veio de ônibus do Espírito Santo até Campinas carregada de cuidados. “Álcool em gel o tempo todo, evitamos ficar parando, frequentando os lugares”, conta Beatriz Andrade, dona de casa.

Na rodoviária, o movimento foi grande. As empresas reforçaram medidas de segurança, como mexer no sistema de refrigeração para arejar o espaço interno.

“Então a gente permitiu que esse ar fizesse uma recirculação duas vezes mais do que o normal. Isso capacita a condição da melhoria do ambiente interno do ônibus”, explica Roner Carlos Schieppe, superintendente de Operações da Viação.

“Nós precisamos manter todas as nossas atividades, sejam de lazer, sejam de trabalho, sejam de escola. No futuro, tudo isso, a partir de agora, tem que ser mantido para a sociedade poder continuar sobrevivendo a todas as demandas que a gente tem. Demandas psicológicas, demandas biológicas”, avalia Nancy Bellei, Infectologista e pesquisadora da Unifesp.

Viagem com segurança na pandemia vai além do uso do cinto. Usar a máscara dentro do carro é necessário se a viagem incluir pessoas de outra família ou do grupo de risco. Os médicos também recomendam desligar o ar-condicionado e manter os vídeos abertos, além de muito cuidado com as paradas ao longo do caminho.

As famílias vão juntas para a praia, mas em carros separados. Fizeram uma parada rápida, e desceram de máscara. “Sempre passando álcool na mão, sempre usar máscara para entrar em local fechado. Se distanciar das pessoas e daí por diante”, diz o pintor Wesley Lins. “Eu espero a gente se divertir, desestressar um pouco. Precisa, né?”, contou Alessandro Rodrigues, eletricista.

“As pessoas vão viajar, provavelmente vão viajar mais, melhorou o clima, temos uma abertura maior, já conhecemos muito da doença, diminuíram as mortes e hospitalizações, porém com um comportamento de proteção do risco de aquisição de Covid”, diz Nancy Bellei.
.

Fonte: Jornal Nacional/Globo