Tapete sanitizante: veja como funciona o item que ajuda no combate ao coronavírus

Atualizado em 28/9/2020

Os tapetes possuem um design que forma uma ‘bandeja’ para armazenar uma solução de desinfecção

Limpar os sapatos antes de entrar em casa é apenas uma das práticas que fazem parte do novo ‘ritual’ de limpeza que tivemos de aderir por conta da pandemia do novo coronavírus. Para facilitar este processo, empresas e institutos de pesquisa estão desenvolvendo uma série de itens que tornam os cuidados com a higienização mais práticos. Um dos exemplos que ganhou fama em meio à este contexto é o tapete sanitizante, que pode remover cerca de 90% dos micro-organismos dos calçados e ajudar no combate à propagação do vírus.

Os tapetes de higienização, que já se tornaram populares em países da Europa, possuem bordas que formam uma espécie de bandeja, utilizada para a aplicação de um produto de desinfecção. A solução ideal, que já foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em uma mistura de um litro de água com três colheres de água sanitária.

Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, por possuir bordas elevadas e vedantes, estes tapetes são ideais para reter o líquido de higienização e limpar os calçados de forma adequada. “A solução não vaza e fica mais tempo desinfetando o sapato. Isso vai trazer saúde para a família e vai deixar todos os germes e sujeira fora de casa”, explicou o biomédico.

Para garantir que o tapete funcione de forma eficaz, é importante que ele fique na área externa das propriedades para que os calçados sejam higienizados antes mesmo de entrar nas casas ou comércios. Além disso, outro capacho deve ser mantido ao lado deste para que as pessoas possam secar os sapatos após a limpeza. É fundamental também que o tapete seja higienizado todos os dias e que a solução de desinfecção seja resposta a cada três horas.
.

Fonte: Casa Vogue