Saiba que cuidados tomar para evitar que pets sejam vetores da Covid-19

Atualizado em 23/11/2020

Já ficou comprovado que animais domésticos não podem contaminados pelo coronavírus humano, mas eles podem acabar carregando a Covid-19 em pelos e patas. Portanto, alguns cuidados são necessários nos passeios com os pets para que eles não virem um transmissor da doença.

“O risco é maior para você do que para ele, portanto tome as precauções básicas: evite tocar o rosto, evite aglomerações, lave bem as mãos com água e sabão (ou álcool gel) após retornar para casa. E não custa nada higienizar a guia”, destaca o médico veterinário Edaurdo Gevaerd, da Vitavet.

Existem outros tipos de coronavírus que infectam os animais, mas este que causa a pandemia não é um deles. Nos cachorros, por exemplo, a coronavirose causa infecção do intestino, o que não é um dos problemas causados pela Covid-19 nos seres humanos.

“É importante evitar passeios com aglomeração ou vários animais. Eles não adquirem a doença, mas por exemplo, se eu espirrar ou tossir em cima do cão ou gato ele pode carregar o vírus”, explica a médica veterinária Amanda Rister, da Pet Center Brusque.
.

Cuidados durante o passeio

– Evitar passeios em locais de grande circulação de pessoas; (dê preferencia a ruas vazias, longe de parques);

– Se você tiver gatos e tem o costume de passear com eles, um fator positivo é que eles não costumar ser muito sociáveis com estranhos como os cães, mas os mesmos procedimentos de higienização realizado nas patas servem para eles.
.

Cuidados após o passeio

– Fazer higenização das patas do animal com álcool gel. com clorexidine ou até mesmo lavar logo ao chegar em casa com algum shampoo específico, tomando o cuidado para evitar lambedura das patas;

– Não usar álcool em gel, que pode ressecara as patas e causar alergia;

– Dar preferência a limpeza com lenços umedecidos;

– Higienizar também as guias ou coleiras com álcool 70%;

– Se alguém contaminado tossir em cima do animal, o recomendado é dar banho no animal assim possível.
.

Fonte: O Município