Quer correr ao ar livre com segurança? Treinadores criam protocolo

Atualizado em 14/9/2020

Quer voltar a correr nas ruas e parques com segurança? A Associação de Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo (ATC – SP) elaborou, com o apoio da médica ortopedista Ana Paula Simões, vice-presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte e membro do Instituto Internacional de Medicina em Corridas, uma espécie de protocolo para orientar corredores e treinadores a retomarem às atividades outdoor sem colocar em risco a saúde de outras pessoas.

“A reabertura do comércio em geral colocou mais pessoas nas ruas, e não foi diferente com corredores. Por isso, nosso protocolo foi pensado e escrito por um grupo de treinadores associados à ATC – SP que estão há mais de 20 anos no mercado e conhecem a realidade e rotina dos corredores. Além disso, as medidas tiveram aval médico e do CREF4/SP – Conselho Regional de Educação Física”, ressalta Alessandra Othechar, presidente da ATC- SP.

O objetivo do conjunto de medidas é conscientizar as pessoas para que tomem os devidos cuidados e a volta às atividades físicas nos parques não provoque a proliferação de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Com isso,  corredores voltam aos treinos e treinadores voltam ao trabalho.

“A expectativa é que todos os treinadores possam retornar aos treinos com segurança, principalmente, para seus alunos. É importante que todos respeitem o distanciamento social, realizem treinos individuais e utilizem máscara para proteger ao próximo e a si mesmo. Procurar correr em locais sem aglomeração e em horários alternativos, já passará mais segurança a todos”, completa Othechar.
.

Para corredores:

– O cuidado com a higiene pessoal e dos equipamentos deve ser constante.
 O compartilhamento e o empréstimo de equipamentos, inclusive relógios e celulares, precisam ser evitados.
 É indispensável o uso de máscara facial durante os treinos.
 Se você tiver febre, tosse, falta de ar ou outro sintoma associado ao covid-19, NÃO vá treinar.
Se você tiver suspeita de contágio pela Covid-19, não vá treinar.
Caso você tenha sido infectado por Covid-19, para a volta aos treinos é necessário apresentar autorização, por escrito, de médico pneumologista ou cardiologista.
 Seus treinos foram planejados e encaminhados por meio eletrônico. Verifique a atividade programada antes de sair para o treino.
 As recomendações de distanciamento social são necessárias, mantenha distância de ao menos dois metros de corredores ao seu lado e de 10 metros do corredor à sua frente.
 O alongamento deve ser feito sem qualquer equipamento para evitar contaminação.
 Não haverá área para guarda-volumes, uma vez que não é possível garantir a desinfecção de mochilas, agasalhos e outros equipamentos.
 É responsabilidade de cada atleta providenciar sua hidratação para os treinos, usando recipientes apropriados, identificados de forma que evite compartilhamento.
 Sua alimentação e suplementação nutricional devem ser feitas em casa, em segurança quanto à contaminação.
 Abraços, cumprimentos com contato e fotos estão suspensos.
 Sua roupa e equipamentos de treino devem ser higienizados depois de cada sessão de treinos.
 Informe, por escrito, ao seu treinador, que você tomou conhecimento desse protocolo.
.

Para os treinadores: 

Treinador que for diagnosticado infectado pela Covid-19 só deve voltar aos treinos depois de 15 dias do primeiro sintoma ou munido de resultado negativo em teste.
Treinadores do grupo de risco para Covid-19 devem trabalhar à distância.
 O cuidado com a higiene pessoal e dos equipamentos deve ser constante.
 O compartilhamento e o empréstimo de equipamento precisam ser evitados.
 É indispensável o uso de máscara facial e de luvas descartáveis durante os treinos.
 É necessário ter sempre álcool gel nos locais de treinamento, para uso de treinadores e atletas.
 Material potencialmente contaminado, como máscaras usadas, deve ser descartado separadamente.
 Deverá ser estabelecido o regime de “plantão”, isto é, os treinadores devem definir e divulgar períodos em que estarão disponíveis para atender seus atletas, em pequenos grupos, previamente agendados, desestimulando a concentração.
 Treinadores deverão elaborar uma lista de presença para cada um dos “plantões”, facilitando a comunicação aos participantes em caso de problemas.
 A equipe técnica deve ser reduzida ao menor número de profissionais, reforçando o distanciamento social.
 O planejamento dos treinos deve ser feito com antecedência e encaminhado por meio eletrônico aos atletas, para evitar manipulação de celulares e papéis no local de treino.
 Treinadores não devem manipular equipamentos de atletas e nem devem providenciar guarda-volumes uma vez que não há possibilidade de garantir a desinfecção em lugares abertos.
Treinadores devem desenvolver um plano de atendimento para o caso de alguém desenvolver os sintomas de Covid-19 durante os treinos.
É obrigação dos treinadores dar ampla divulgação e conscientizar todos os membros de suas assessorias esportivas e também seus atletas quanto aos procedimentos definidos, que visam à segurança de todos.
 Se houver alteração nos procedimentos estabelecidos pelas autoridades, esse protocolo será modificado de forma a sempre estar de acordo com a legislação.
.

Fonte: Folha Vitória