Produtos naturais protegem contra o coronavírus de forma sustentável

Atualizado em 21/9/2020

A pandemia do coronavírus tem criado novos hábitos de consumo. Pesquisa da Ernst & Young mostra que 72% dos consumidores estão mais atentos aos cuidados de higiene pessoal. Pensando nisso, uma marca de cosméticos criou produtos que preservam o meio ambiente e protegem contra a Covid-19.

A sustentabilidade sempre foi preocupação para a empresa de cosméticos naturais do interior do Paraná. Um sonho antigo era lançar produtos para evitar o uso de água na limpeza das mãos.

“A gente sabe do tremendo impacto ambiental que é o mundo todo, literalmente, lavando as mãos ao mesmo tempo”, diz a empresária Lena Peron.

A linha de produtos chegou ao mercado em abril: um spray antisséptico e uma espuma higienizadora de mãos. “Com um frasco do nosso produto, você faz a lavagem de até 200 vezes as suas mãos, sem uma gota sequer de água sendo usada. Ou seja, você economiza 1,5 mil litros de água por frasco”, explica Lena.

Os produtos foram credenciados pela Anvisa e pelo órgão regulatório da União Europeia. “Ele inativa, além do Covid-19, mais outros sete tipos de vírus”, afirma a empresária.

A farmacêutica da empresa, Andréa Guarezi, explica que o princípio ativo dos produtos é um biocida, que vem do ácido lático derivado da cana de açúcar e é o responsável por eliminar o vírus: “A Covid-19 é um vírus que tem uma membrana não envelopada. O ácido lático se associa a essa membrana, degradando ela, não deixando ele disseminar, ou seja, se ligar a outras células e se multiplicar”.

Além da proteção, os produtos ajudam na hidratação da pele. “Eles repõem a microbiota, que são os microrganismos que estão presentes nas mãos e que são nossos instrumentos de defesa”, explica a farmacêutica.

“Nós tínhamos feito uma previsão pra vendermos neste ano na faixa de R$ 6,8 milhões e estamos muito confiantes que vamos ultrapassar bastante esse faturamento”, garante a dona da marca.

O faturamento é a comprovação em números de que o consumidor compra de quem pensa na proteção dele e na do planeta. “As pessoas estão muito abertas a produtos mais sustentáveis, ao consumo mais consciente, a comprar de pequenas e médias empresas, a valorizar os produtos nacionais. Então, tudo isso culminou muito pra esse sucesso que estamos tendo nesse momento”, avalia Lena.
.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios/Globo