Perguntas frequentes sobre Coronavírus (Covid-19) e ar-condicionado

Atualizado em 11/11/2020

Um gerador de ozônio protegerá a mim e a minha família do COVID-19?

Não, não use geradores de ozônio em espaços ocupados. Quando usado em concentrações que não excedem os padrões de saúde pública, o ozônio aplicado ao ar-condicionado não remove efetivamente vírus, bactérias, fungos ou outros poluentes biológicos.
..

Um filtro de ar ou purificador de ar ajudará a proteger a mim e minha família da COVID-19 em minha casa?

Quando usados adequadamente, os purificadores de ar podem ajudar a reduzir os contaminantes transportados pelo ar, incluindo vírus em uma casa ou em um espaço confinado. No entanto, por si só, um filtro de ar portátil não é o suficiente para proteger as pessoas da COVID-19. Quando usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a operação de um filtro de ar pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família.
.

Como posso aumentar a ventilação em casa para ajudar a proteger minha família da COVID-19?

Garantir ventilação adequada com ar externo é uma prática recomendada padrão para melhorar a qualidade do ar interno. Porém, por si só, aumentar a ventilação não é o suficiente para proteger as pessoas da COVID-19. Quando usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o aumento da ventilação pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família.

Para aumentar a ventilação em sua casa, você pode:

  • Abra as janelas ou venezianas, se possível
  • Use um ar condicionado de janela que tenha uma entrada ou saída de ar externa, com a ventilação aberta (alguns aparelhos de ar condicionado de janela não têm entradas de ar externas)
  • Abra a entrada de ar externa do sistema de HVAC, se o seu tiver um (isso não é comum). Consulte o manual do seu HVAC ou um profissional da área para obter detalhes.
  • Use um ventilador quando o banheiro estiver em uso e continuamente, se possível

Evite essas ações quando a poluição do ar externo for alta ou quando sua casa estiver muito fria, quente ou úmida. Para obter mais informações sobre o aumento da ventilação nas residências, leia as orientações residenciais da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE). (em inglês)
.

A operação do sistema de HVAC em minha casa pode me proteger da COVID-19?

Por si só, a operação do seu sistema de HVAC não é o suficiente para proteger você e sua família da COVID-19. No entanto, quando usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a operação do sistema de HVAC pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família, pois a operação do sistema de HVAC filtra o ar à medida que circula.

Se você tem um sistema de HVAC:

  • Opere o ventilador do sistema por períodos mais longos ou continuamente, pois os sistemas de HVAC filtram o ar somente quando o ventilador está funcionando. Muitos sistemas podem ser configurados para acionar o ventilador, mesmo quando não há aquecimento ou resfriamento.
  • Verifique se o filtro está no lugar correto e considere atualizar o filtro para um filtro de maior eficiência ou o filtro de classificação mais alta que o ventilador do sistema e o slot do filtro podem acomodar (consulte o manual do HVAC ou um profissional da área para obter detalhes).
  • Abra a entrada de ar externa, se o seu sistema tiver uma (isso não é comum nos sistemas domésticos). Consulte o manual do seu HVAC ou um profissional da área para obter detalhes.
    .

O funcionamento de um climatizador evaporativo (às vezes conhecido como “climatizador de umidade”) ou um ventilador para toda a casa ajudará a proteger a mim e minha família do COVID-19?

Ambos os climatizadores evaporativos (ou “climatizadores de umidade”) e ventiladores de toda a casa podem ajudar a proteger as pessoas em ambientes internos da transmissão aérea de COVID-19 porque aumentam a ventilação com ar externo para resfriar os ambientes internos. Climatizadores evaporativos são usados em climas secos. Eles usam água para fornecer refrigeração e aumentar a umidade relativa do ar dentro de casa. Quando funcionam como devem ser (com as janelas abertas), esses dispositivos produzem aumentos substanciais na ventilação com ar externo. Alguns climatizadores evaporativos podem funcionar sem o uso de água quando as temperaturas são mais amenas, para aumentar a ventilação dentro de casa. Evite usar climatizadores evaporativos se a poluição do ar externo for alta e o sistema não tiver um filtro de alta eficiência.

Ventiladores para toda a casa também são normalmente usados para fornecer refrigeração, puxando o ar pelas janelas e portas abertas e exaurindo-o pelo telhado. Quando funcionam como devem ser (com as janelas abertas), esses dispositivos produzem aumentos substanciais na ventilação com ar externo .em toda a casa. Evite usar ventiladores para toda a casa se a poluição do ar externo for alta.

No entanto, por si só, um climatizador evaporativo ou um ventilador para toda a casa não é o suficiente para proteger as pessoas da COVID-19. Quando usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a operação de um um climatizador evaporativo ou um ventilador para toda a casa pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família.
.

Que tipo de filtro devo usar em meu sistema HVAC doméstico para ajudar a proteger minha família contra a COVID-19?

Valores de relatório de eficiência mínima, ou MERV, relata a capacidade de um filtro de capturar partículas. Filtros com MERV-13 ou classificações mais altas podem capturar partículas menores, incluindo vírus. Muitos sistemas HVAC domésticos terão um filtro MERV-8 instalado como padrão. Atualizar para um filtro de classificação MERV-13 ou o filtro de classificação mais alta que o ventilador do sistema HVAC e slot de filtro podem acomodar, pode melhorar a eficácia do sistema na remoção de vírus do ar circulado. Antes de fazer qualquer alteração no filtro de ar em um sistema HVAC, os usuários devem consultar o manual HVAC ou um profissional HVAC.

Certifique-se de que o filtro HVAC esteja colocado corretamente. Considere também operar o ventilador do sistema por períodos mais longos ou continuamente, pois os sistemas de HVAC filtram o ar somente quando o ventilador está funcionando. Muitos sistemas podem ser configurados para acionar o ventilador, mesmo quando não há aquecimento ou resfriamento. Outra medida que ajudará é abrir a entrada de ar externa, se o seu sistema tiver uma. No entanto, isso não é comum para sistemas domésticos.

Por si só, usar um filtro HVAC atualizado não é suficiente para proteger pacientes de COVID-19. Quando usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, um filtro HVAC atualizado pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família.
.

O uso de um ar condicionado de janela ajudará a proteger a mim e minha família contra a COVID-19?

Os condicionadores de ar (CA) de janela são usados para resfriar espaços internos específicos e alguns podem ajudar na redução de vírus transportados pelo ar se tiverem uma entrada de ar externa e/ou um MERV-13 ou filtro melhor. Observe que as unidades de CA com entradas de ar externas não são comuns. Se o ar condicionado de janela tiver uma entrada de ar externo e o ar externo estiver limpo, abra a entrada para ajudar a aumentar a ventilação com o ar externo, o que ajuda a reduzir qualquer vírus transportado pelo ar.

Além disso, em algumas unidades, o ar pode passar pelos filtros à medida que se move pelo ar condicionado. Para reduzir os vírus transportados pelo ar, tais filtros precisam ter uma classificação MERV-13 ou superior (ou MERV-13 ou filtro equivalente superior). Verifique o manual do seu AC para obter mais informações sobre filtros para sua unidade específica.

No entanto, por si só, um ar condicionado de janela com entrada de ar externo e/ou MERV-13 ou filtro melhor não é suficiente para proteger as pessoas da COVID-19. Quando usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a operação de um ar condicionado de janela pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família.
.

A ventilação é importante para a qualidade do ar interno ao limpar e/ou higienizar para evitar a COVID-19 em ambientes internos?

Ao limpar e desinfetar a COVID-19, a ventilação é importante. Usar produtos de limpeza e desinfecção registrados na EPA de acordo com as instruções do rótulo é a melhor maneira de garantir que os riscos de poluição do ar interno sejam reduzidos, mantendo a eficácia do produto de desinfecção. Em particular, siga as precauções do rótulo que recomendam o uso de equipamento de proteção individual, como luvas ou proteção para os olhos, criado para proteger o usuário do produto. Como precaução geral, não misture produtos de limpeza ou desinfecção.

Em geral, aumentar a ventilação durante e após a limpeza é útil para reduzir a exposição a produtos e subprodutos de limpeza e desinfecção. Aumentar a ventilação, por exemplo, abrindo janelas ou portas, também pode reduzir os riscos de partículas ressuspensas durante a limpeza, incluindo aquelas potencialmente portadoras de SARS-CoV-2 (ou outros contaminantes). Evite ventilação com ar externo quando a poluição do ar externo for alta ou quando sua casa estiver muito fria, quente ou úmida.

Porém, por si só, limpar, higienizar e ventilar não é o suficiente para proteger as pessoas da COVID-19. Quando for usado junto com outras práticas recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, limpar, higienizar e ventilar pode fazer parte de um plano para proteger você e sua família.
.

Fonte: EPA – United States Environmental Protection Agency