O que os idosos podem e não podem fazer nesta fase da quarentena?

Atualizado em 29/9/2020

Infectologista orienta que pessoas acima de 60 anos mantenham o isolamento social; em caso de visita inesperada, diz para manter distância de 1,5m

Idosos já podem sair de casa?

Esse grupo, assim como outros de risco, devem evitar ao máximo sair de casa, afirma o infectologista Hélio Bacha, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). “Os idosos, as pessoas imunodeprimidas e pessoas com doenças crônicas graves devem se preservar da covid-19, não importa o momento que esteja da pandemia.” O médico explica que aconteceu um relaxamento da quarentena por conta dos números de caso e mortes terem diminuído no país. “Nossos números estavam muito altos, 1.300 óbitos por dia, agora temos 300, é uma queda importante, mas as pessoas vulneráveis continuam vulneráveis”.
.

Idosos podem receber visita em casa?

Não. O melhor, segundo o médico, é não receber ninguém. Em caso de uma visita surpresa, o ideal é permanecer a pelo menos 1,5 metros de distância, fazendo o uso de máscara.
.

O que fazer caso outra pessoa da casa tenha que sair?

Se alguém que mora com o idoso precisa trabalhar fora ou sair de casa, é necessário manter a distância de 1,5 metros e a utilização de máscara em ambientes compartilhados da casa. O médico também orienta que as pessoas utilizem luvas para manusear objetos de uso comum e que o idoso tenha um espaço isolado para ele na casa. “Isso é possível, é tão possível que diversos profissionais da saúde não pegaram a covid-19, mesmo cuidando de pessoas doentes, porque tomaram os devidos cuidados”.
.

O idoso pode pegar os netos no colo?

Depende. Caso as crianças também estejam em isolamento, assim como o idoso, sim, lembrando que é necessário que as crianças também evitem contato com as pessoas da casa que precisam sair.
.

Idoso pode sair para ir à consulta médica?

Apenas se for necessária, segundo o infectologista. O médico explica que consultas médicas de rotina devem ser postergadas por pessoas do grupo de risco.
.

Idoso pode fazer caminhada?

Depende. Bacha explica que só é recomendado caso o ambiente permita um distanciamento ideal. “Praia é ao ar livre, mas quando a gente se depara com as condições de praia do último feriado, eu diria que não pode. Se todos saírem para caminhar, vamos ter muitas pessoas na rua. É preciso usar o bom senso”.
.

Existe diferença nas recomendações para maiores de 60 anos e maiores de 80?

As orientações são as mesmas, porém, o médico explica que quanto mais velho, maior o risco. “Claro que temos que olhar a situação de saúde de cada um. Pode ser uma pessoa de 60 anos, modelo 80, ou uma pessoa de 80, modelo 60. Precisa avaliar as comorbidades. Até uma pessoa de 50, que tenha a DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica], têm um risco grande de não suportar a infecção por covid-19”.
.

Fonte: R7