Nova plataforma do COEP Brasil 

Com o objetivo de apoiar, incentivar e destacar a atuação de pessoas movidas por ideais de justiça, democracia e equidade social, promotoras de iniciativas inspiradoras, norteadoras e replicáveis, o COEP Brasil reinaugura sua plataforma virtual de mobilização e participação.

Com atuação nos eixos de Capacitação, Informação, Mobilização e Cooperação, a nova plataforma de mobilização social do COEP Brasil é formada por canais de fomento a campanhas, jornadas, de estruturação de bancos de iniciativas, de incentivo ao compartilhamento de saberes e de oferta de cursos e oficinas.

A plataforma ampliou as ferramentas de comunicação e pesquisa por meio de novos mecanismos de interlocução, com transmissões ao vivo (lives), podcasts e biblioteca online; e conteúdo que contempla demandas das redes de Comunidades, de Pessoas e de Organizações.

Neste novo ciclo da plataforma COEP Brasil o objetivo é atuar em consonância com seus princípios, valores e objetivos. Desde a criação, em 1993, o COEP Brasil participa, apoia ou realiza ações, campanhas e projetos de interesse público relacionadas ao combate à fome, à miséria e pela vida; ao fortalecimento da cidadania e da democracia, esta última, norteada pelos princípios da solidariedade, participação, igualdade, diversidade e liberdade, elencados pelo sociólogo Betinho; desenvolve temáticas enraizadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); e busca a redução das desigualdades sociais e econômicas.
.

Origem – A nova plataforma COEP Brasil teve como uma de suas principais inspirações a Rede Mobilizadores, criada em 2003 como uma das vertentes da Rede Nacional de Mobilização Social.

À época, a Rede Mobilizadores atuou nos eixos de erradicação da miséria; meio ambiente, clima e vulnerabilidades; e participação, direitos e cidadania. À época, chegou a mobilizar 47,2 mil pessoas, de 1.874 municípios e todas as UF.

Foram 10,5 mil pessoas inscritas nos 24 cursos oferecidos, gratuitos e na modalidade online; inúmeras participações nos 140 fóruns, nas 52 oficinas e 42 enquetes realizadas; e mais de 7 mil notícias, 505 entrevistas e 425 vídeos publicados, muitos dos quais, com conteúdo inédito e autoral.

Hoje, a Rede Mobilizadores entra em uma nova etapa e abre um novo cadastro de mobilizadores/mobilizadoras. Podem se inscrever todas as pessoas interessadas em somar esforços e atuar em consonância com os princípios, valores e objetivos do COEP Brasil. São exemplos: Pessoas que participaram da primeira fase da Rede Mobilizadores (2003 a 2018); voluntários/voluntárias; comunitários/comunitárias; estudantes; aposentados/aposentadas; pessoas vinculadas ou não às entidades associadas do COEP.
.

CADASTRE-SE AQUI E FAÇA PARTE DA REDE DE MOBILIZADORES!