QUAL É A SUA MEMÓRIA?

ÁUREO ALMEIDA DE OLIVEIRA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DO COEP MINAS
Aconteceu em 23/04/2019

UNIMONTES DISCUTE PROPOSTA PARA RECEBER O COMITÊ DE ENTIDADES NO COMBATÊ À FOME E PELA VIDA COEP MINAS

UNIMONTES DISCUTE PROPOSTA PARA RECEBER NÚCLEO DE COMBATE À FOME E PELA VIDA – COMITÊ DE ENTIDADES NO COMBATE À FOME E PELA VIDA – COEP MINAS

O Coep, por intermédio do núcleo no Instituto Renê Rachou/Fiocruz, desenvolve ações na localidade de Tabuas, no município de Montes Claros, onde é feito trabalho de pesquisa e de combate à esquistossomose. Ainda no local, também é realizado o apoio às famílias para a melhoria da qualidade de vida, em parceria com associação comunitária local.

Na reunião na Reitoria, Áureo Oliveira fez uma apresentação geral do Coep e destacou que o objetivo é alinhar as ações para que a Unimontes possa sediar um dos Comitês de Combate à Fome e pela Vida, em ação conjunta com diversas outras empresas e entidades públicas e privadas que já estão parceiras do Coep. Entre os parceiros estão a Receita Federal, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, Conab, Fundamig, Indec-BDMG, Zeladoria do Planeta, Fiocruz, além de entidades estaduais como o Serviço Social Autônomo (Servas MG).
.

PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE

O Reitor Antonio Alvimar de Souza destacou que a proposta de criação do núcleo do Coep vem ao encontro da meta da Universidade Estadual de Montes Claros de maior inserção junto à população ao seu redor, por intermédio dos seus programas de extensão, projetos de ensino e de pesquisa e dos seus diversos departamentos. “A Unimontes é uma universidade que tem compromisso com as populações do seu entorno”, disse reitor.

Ele salientou que moradores de comunidades rurais de Montes Claros enfrentam diversos problemas, como a ausência de redes de esgoto, falta de água tratada e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “Acreditamos que a Universidade pode contribuir para levar os benefícios às comunidades”, afirmou Antonio Alvimar. Ele lembrou, ainda, que em muitos lugares, há décadas, os moradores sofrem com problemas que não são resolvidos por causa da rivalidade política. “Essas questões precisam ser superadas”, pontuou.

Durante o encontro, ficou acertado que, a partir de agora, a Unimontes iniciará os trabalhos para implantação efetiva de um núcleo do Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida na instituição. Seguindo a metodologia do Coep, as atividades voluntárias serão desenvolvidas em conjunto com outras organizações, objetivando alcançar todos os municípios do Norte de Minas.

Fonte: UNIMONTES

Fotos