QUAL É A SUA MEMÓRIA?

COEP Nacional
-
Aconteceu em 15/03/2020

Sociedade Civil e Combate ao Coronavírus (Covid-19)

O COEP lançou em março a sessão Sociedade Civil e Combate ao Coronavírus (Covid-19), no site do COEP, com as seguintes áreas de conteúdos:

Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate à Covid-19
O Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate à Covid-19 foi desenvolvido e lançado no período inicial da pandemia, para receber, organizar e divulgar ações de combate aos impactos da pandemia, principalmente os impactos que atingem as populações mais vulneráveis . O objetivo do Banco foi promover as iniciativas; trazer o apoio de outras pessoas e entidades às iniciativas cadastradas; fazer com que estas pudessem ser replicadas em outros lugares; e também incentivar o desenvolvimento de uma cultura de cooperação, fortalecer uma cultura de solidariedade e de participação cidadã. Qualquer pessoa pode incluir sua iniciativa no Banco e hoje temos mais de 700 ações cadastradas, em todo o Brasil.
.

Covid em Foco

Na sequência, foi criada a área Covid em Foco, com informações importantes e links úteis sobre a pandemia, organizados por temas.  A área divulga orientações sobre prevenção, cuidados individuais e coletivos, guias e cartilhas. As informações são selecionadas e organizadas nos temas: Dados e Mapeamentos, Cuidados Práticos, Eventos, Utilidade Pública, Saúde e Tecnologia, Alimentação e Imunidade, Saúde Mental, Trabalho, Grupos em Vulnerabilidade e Editais de Apoio.
.

Covid, Cidadania e Inovação

Por causa da pandemia, estamos vivenciando transformações profundas de hábitos no trabalho, na alimentação, na saúde, no consumo, nos modelos de negócio, nas relações sociais, etc. É fundamental adotarmos novas atitudes que possibilitem a convivência com a Covid e, ao mesmo tempo, fortaleçam os Princípios da Democracia (Liberdade, Diversidade, Participação, Solidariedade e Igualdade) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Nesse sentido, o COEP criou esse espaço para divulgar histórias inspiradoras, iniciativas de resiliência, soluções inovadoras, oportunidades, reflexões e outros conteúdos que estejam em sintonia com um novo paradigma social, no qual a solidariedade, a empatia, a cooperação, a adaptação e a inovação são princípios fundamentais.
.

Jornada Cidadania e Inovação

A Jornada Cidadania e Inovação foi uma iniciativa de cooperação solidária que buscou incentivar a criação e a realização de ações inovadoras, promotoras da solidariedade e da dignidade humana, que incidam sobre as novas formas de lidar com os impactos ocasionados pela Covid-19, tanto agora, durante a pandemia, quanto no período pós-pandemia. A Jornada podia ser realizada individualmente ou em grupo, e propôs o cumprimento de um Desafio capaz de oferecer melhorias locais (na comunidade, vizinhança, comunidade escolar, cidade, etc.), especialmente aquelas voltadas às pessoas vulneráveis, a partir do enfrentamento à Covid-19. Os participantes deviam colocar em prática ideias organizadas em três etapas: proposta, mobilização e ação

2021-03-01T13:43:28-03:00março 15th, 2020|

Share This Story, Choose Your Platform!