QUAL É A SUA MEMÓRIA?

COEP Nacional
-
Aconteceu em 01/08/1996

Seminário Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro

O Seminário Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro, organizado pela COEP e pela Coppe/UFRJ, reuniu técnicos, pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa, políticos e militantes de ONGs.

No evento, foram partilhados experiências e conhecimentos e criados grupos de trabalho visando a formulação de um conjunto de recomendações para apresentação às autoridades e à sociedade. Todos esses trabalhos resultaram na publicação, pela Coppe/UFRJ, do livro “Tormentas Cariocas: Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro”, distribuído para gestores dos municípios, representantes de órgãos públicos, do estado e dos municípios do Rio, Ong’s, parlamentares e órgãos técnicos.

Nesse livro, o sociólogo Betinho, um dos mentores dessa articulação, já dizia:
“Não é por falta de diagnóstico e de conhecimento técnico e científico que as casas desabam e as pessoas morrem durante as chuvas fortes no Rio de Janeiro. Já no século XVIII foi feito o primeiro diagnóstico sobre os temporais na cidade.

Desde então, temos produzido análises cada vez mais acuradas, mais complexas e mais científicas. Mas de pouco serve tanto saber, diante da imprevidência do poder público que nunca assumiu de forma decidida a questão das enchentes e da relação entre a população, meio ambiente e catástrofe.

O Poder Público chega sempre como bombeiro, nunca como o administrador que previne para que o pior não aconteça.

2021-02-25T10:40:12-03:00agosto 1st, 1996|

Share This Story, Choose Your Platform!