QUAL É A SUA MEMÓRIA?

COEP Nacional
-
Aconteceu em 08/12/2004

Reunião do Conselho Deliberativo e da Comissão Executiva do COEP Nacional, no Rio de Janeiro – com a presença do ministro de desenvolvimento social e combate à fome

A Reunião do Conselho Deliberativo do COEP Nacional, realizada no dia 08 de dezembro de 2004, contou com a presença do Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias, do Secretário Especial dos Direitos Humanos Ministro Nilmário Miranda, de presidentes de várias entidades associadas ao COEP nacional, presidentes de Conselhos Deliberativos de COEP estaduais, Secretários Executivos dos COEP estaduais e Representantes Técnicos de várias associadas.

O evento teve início com o pronunciamento do Presidente de Furnas Centrais Elétricas, Dr. José Pedro Rodrigues de Oliveira que ressaltou a importância daquele momento para o fortalecimento de parcerias voltadas para ações de promoção do desenvolvimento social do país.

Em seguida a Secretária Executiva do COEP Nacional, Sra. Gleyse Peiter fez um relato sobre a mobilização da rede do COEP para implementação de ações voltadas para o tema Direitos Humanos. Foi apresentada uma síntese das 164 iniciativas de apoio à Secretaria Especial dos Direitos Humanos, elaboradas pelas associadas ao COEP Nacional, e entregue ao Ministro Nilmário Miranda um documento contendo informações sobre cada uma das ações.
O Ministro Nilmário Miranda agradeceu o apoio que representava aquele conjunto de propostas, ressaltando que, sem dúvida, iriam contribuir para um avanço na questão dos Direitos Humanos no país.

A Sra. Gleyse Peiter, apresentou, em seguida, um balanço das ações realizadas pelo COEP, no ano de 2004, agrupadas em três níveis: estratégico, institucional e comunitário. Destacaram-se as parcerias estabelecidas com outras redes, através da participação do COEP no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no CONSEA e no Núcleo de Parcerias Fome Zero. Foram apresentadas as realizações das atividades coletivas como a Semana Nacional de Mobilização pela Vida, O Dia Mundial da Alimentação, o Natal pela Vida.

Mereceu destaque o projeto “ O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”, iniciativa desenvolvida em parceria com escolas de todo o país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para a questão da Cidadania. Com o objetivo de motivar a participação dos jovens, foi realizada um concurso de Esquetes em cada escola e posteriormente em nível estadual. Ainda foram relatados os resultados do trabalho que o COEP vem desenvolvendo nas Comunidades COEP, onde é implementado um projeto de Desenvolvimento Comunitário com metodologia do COEP. Em 2004 foi criada, também, a Rede de Mobilizadores COEP, que reúne pessoas comprometidas com a questão social.

A Secretária Executiva do COEP Nacional, apresentou um síntese do Planejamento do COEP para 2005, ressaltando as diretrizes para o trabalho, as quais foram definidas em Reunião da Comissão Executiva do COEP Nacional. Como pontos principais do Planejamento para 2005 foram enfatizados: fortalecimento da Rede COEP; Criação dos COEP Municipais; Consolidação da Rede Mobilizadores COEP e a implementação do Projeto de Desenvolvimento Comunitário. Ficou definido que o trabalho a ser desenvolvido nas Comunidades COEP terá, como foco, ações voltadas para os Oito Objetivos do Milênio.
Em seguida André Spitz, Assessor Especial da Presidência da República e Presidente do COEP, apresentou diferentes propostas de parcerias ressaltando a importância da soma dos esforços para ampliar o impacto dos resultados das ações na área social.

A Secretária Executiva do COEP nacional, apresentou os primeiros resultados das realizações doas associadas ao COEP em apoio ao programa Fome Zero a importância da reunião como uma oportunidade para reafirmar o compromisso coletivo do COEP e de suas associadas com as questões sociais do país.