QUAL É A SUA MEMÓRIA?

ÁUREO ALMEIDA DE OLIVEIRA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DO COEP MINAS
Aconteceu em 18/09/2009

PROJETO PÃO FORTE EDUCATIVO É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

‘PÃO FORTE’ É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Na tarde da quinta-feira (18/9), audiência pública requerida pelo deputado João Leite (PSDB) abriu espaço para que o projeto ‘Pão Forte’, apoiado pelo Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/ Fiocruz Minas) fosse apresentado.

A audiência ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). O projeto ‘Pão Forte’ foi apresentado pelo seu coordenador, Áureo Almeida (CPqRR) e pelo professor Munir Chamone (UFMG), idealizador do projeto. A proposta é discutir a viabilidade da adoção do ‘Pão Forte’ na merenda das escolas do estado.

Criado há 20 anos por Chamone, o ‘Pão Forte’ é um composto alimentar capaz de combater a desnutrição. Como explicou o professor, só o alimento não é capaz de gerar grandes resultados em áreas carentes, daí a necessidade de se fomentar a educação nas comunidades. Por isso, o ‘Pão Forte’ tornou-se projeto social educativo e é aplicado em áreas de risco social. Áureo e Chamone mostraram resultados obtidos com o projeto em municípios do Vale do Jequitinhonha, como Comercinho.

Representantes de outros parceiros do projeto, como o Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG (Indec) e Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) também estiveram presentes, além do prefeito de Comercinho, Rogério Rocha Rafael. Diretoras de creches mineiras que adotaram o ‘Pão Forte’ também deram depoimentos.

Já o IRR foi representado por Márcia Resende, chefe do Serviço de Recursos Humanos da instituição. Ela falou sobre as atividades desenvolvidas pela unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas e da sua posição nas áreas de saúde e ciência. De acordo com o Áureo, a audiência foi importante para a divulgação do René Rachou e dos projetos sociais apoiados pela instituição .Reunião em Novembro De acordo com boletim da ALMG, “O deputado João Leite lembrou que há projetos estruturadores do Governo que destinam ajuda ao semiárido mineiro e às famílias fragilizadas. Na revisão do PPAG, marcada para novembro, haveria oportunidade para incluir uma proposta de recursos para o projeto Pão Forte.”
I
MAGEM 1 – ÁUREO ALMEIDA – COORDENADOR DO PROJETO PÃO FORTE NA CIDADE DE COMERCINHO-MG.
IMAGEM 2 – MÁRCIA RESENDE REPRESENTANDO O INSTITUTO RENÉ RACHOU – FIOCRUZ MINAS E O Dr. MUNIR CHAMONE.

Assesoria de Comunicação Social
Instituto rené rachoi – fiocruz minas
Av. augusto de lima, 1715
Barro preto – 553133497700 – belo horizonte-mg

Fotos