QUAL É A SUA MEMÓRIA?
COEP Nacional
-
Aconteceu em 01/02/1995
Participação no Conselho do Comunidade Solidária
Nas diretrizes definidas para as entidades associadas em 1995, constava apoiar os projetos e as ações do Programa Comunidade Solidária, viabilizando, em particular, parcerias nos municípios selecionados pelo Programa.
Formado por ministros de Estado e 21 membros da sociedade civil, o Conselho do Comunidade Solidária era presidido por Ruth Cardoso. Para Miguel Darcy, que foi um de seus integrantes, o conselho gerou dois grandes avanços. O primeiro foi a promoção e o fortalecimento de um novo padrão de relacionamento, muito mais colaborativo, entre Estado e sociedade. Outro foi o estabelecimento de uma nova visão de desenvolvimento social, que gerava o fortalecimento das capacidades das pessoas e potencializava os recursos das comunidades.
Darcy também aponta que o projeto teve o papel de valorizar o voluntariado como uma expressão de solidariedade e cidadania.
De acordo com dados oficiais divulgados em 2002, quando o conselho deixou de
atuar, a iniciativa contabilizava 2,4 milhões de brasileiros(as) alfabetizados(as), 115 mil jovens capacitados(as) e 53 comunidades participantes do programa de revitalização artesanal com 2 mil profissionais atuantes.