QUAL É A SUA MEMÓRIA?

COEP Nacional
-
Aconteceu em 18/03/1993

Mapa da Fome

Elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado em 18 de março em 1993, poucos dias após o lançamento da Ação da Cidadania, o Mapa da Fome se transformou em uma estratégia para dar visibilidade às condições de vida da população mais pobre.

O número de pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza apontado pelo estudo – 32 milhões – foi um dos principais instrumentos usados para fomentar o debate público em torno da questão. Com os dados do Mapa da Fome em mãos, e utilizando-se de sua facilidade em mobilizar a sociedade civil, Betinho conseguiu ter a imprensa como aliada na divulgação dos dados produzidos pelo Ipea: “A fome é exclusão.

Da terra, da renda, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer, é porque tudo o mais já lhe foi negado”, declarou Betinho em um artigo publicado, em setembro de 1993, no Jornal do Brasil.

Ivônio Barros, que participou ativamente da Ação da Cidadania, confirma: “Betinho aproveitou um grande potencial apresentado pela equipe de estudos sociais do Ipea, coordenada pela Anna Peliano, com a disposição do presidente da República em estar diretamente ligado ao processo”.

Nathalie Beghin trabalhou na elaboração do documento e revela quem teve a idéia de elaborá-lo: “Foi nossa equipe que produziu, a pedido do Betinho, o estudo chamado de Mapa da Fome, que divulgou a existência de 32 milhões de pessoas que não dispunham de renda sequer para se alimentar”. Além de traçar um perfil da condição de vida do brasileiro, o Mapa da Fome foi usado para estabelecer o que seria a chamada linha da pobreza.

O estudo inovou ao desenvolver estimativas baseadas na comparação entre os rendimentos familiares e o custo de uma cesta básica familiar com alimentos com valor nutricional mínimo de acordo com cada região.

Em agosto de 1994, uma atualização do Mapa da Fome apontou que o Nordeste possuía 30 dos 50 municípios com maior número de famílias abaixo da linha da pobreza.

Fotos


Vídeos