QUAL É A SUA MEMÓRIA?

COEP Nacional
-
Aconteceu em 09/08/2008

Lançamento do Prêmio Betinho Atitude Cidadã

Lançado em 2008, o Prêmio Betinho homenageia a memória de Herbert de Souza, o Betinho, e as pessoas que atuam no desenvolvimento de práticas de mobilização, de participação cidadã e de transformação social voltadas, sobretudo, às pessoas mais vulneráveis.

Para o presidente do COEP, André Spitz, a criação do Prêmio teve duas motivações principais. “Primeiro, quisemos prestar uma homenagem ao Betinho, nosso fundador. Todos os anos, temos renovado a mobilização em torno de seu legado para, como ele dizia, ‘não deixar a música parar’. Quisemos fortalecer e transparecer a ideia de que todos temos, dentro de nós, o ‘jeito Betinho de ser’. Em segundo lugar, nosso objetivo foi jogar luz sobre as milhares de iniciativas desenvolvidas em todo o país por pessoas, cada uma ao seu modo, de promover a participação social”, explica.
.

Prêmio Betinho 2008

Na primeira edição do Prêmio Betinho, cerca de 17 mil pessoas, em 23 estados e em três municípios, participaram da votação. Os 33 vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado em novembro de 2008, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 15 anos da Rede. Durante a solenidade, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique.
.

Prêmio Betinho 2009

A segunda edição do Prêmio Betinho foi lançada no dia 9 de agosto de 2009, durante a Semana Nacional de Mobilização pela Vida. Concorreram ao Prêmio 96 candidatos de 32 municípios do Brasil, indicados pela Rede COEP nos locais onde atua, a partir de ações desenvolvidas na área social ou de iniciativas implementadas por organizações parceiras. Nessa edição, houve um total de 78.163 pessoas votos.
.

Prêmio Betinho 2010

Em 2010, o Prêmio Betinho contou com mais de 56 mil votos e premiou 33 pessoas de diferentes municípios brasileiros. Nesta terceira edição, houve duas novidades: a seção “Minha Participação”, para reconhecer aqueles que mais se empenharam em divulgar e aumentar a votação no prêmio; e o lançamento do “Mapa de Atitudes Cidadãs”, um banco de informações com todas as ações realizadas pelos candidatos das edições anteriores.
.

Prêmio Betinho 2011

Na 4ª edição do Prêmio Betinho, foram premiadas 28 pessoas em todo país, por suas ações na promoção de melhorias na qualidade de vida de seus locais ou regiões. Foram registrados cerca de 34 mil votos, assim distribuídos: 2.956 na região Centro-Oeste, 9.847 no Nordeste, 2.630 no Norte, 8.133 no Sudeste e 10.323 no Sul.

O Prêmio Betinho 2011 contemplou 28 pessoas, de diferentes municípios brasileiros, dentre os quais uma pessoa por região garantiu a premiação na categoria regional.

A exemplo dos anos anteriores, as ações realizadas pelos candidatos vencedores tiveram como foco ações de assistência, capacitações para geração de emprego e renda, a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação do meio ambiente. Os concorrentes foram indicados por integrantes da Rede COEP, formada por organizações nos 26 estados e no DF, e por 29 municípios.
.

Prêmio Betinho 2012

Em 2012, concorreram ao Prêmio Betinho: Atitude Cidadã 72 entidades/pessoas de 17 estados e 24 municípios brasileiros, indicadas por integrantes da Rede COEP que observaram ações sociais à época desenvolvidas localmente, nos 26 estados e Distrito Federal. Objetivo foi valorizar àqueles que se mobilizaram para melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade.

As ações selecionadas tiveram diversos focos, desde assistência técnica e capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Foram mapeadas histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que passaram a oferecer palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e chegaram a alcançar outras regiões.
.

Prêmio Betinho 2013-2014

No biênio 2013-2014, o COEP teve como eixo de atuação o incentivo à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse sentido, a 6ª edição do Prêmio Betinho 2013 reconheceu catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis; e pessoas que, de alguma forma, buscaram apoiar e melhorar o trabalho desses profissionais no fortalecimento de condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.

A votação para o Prêmio Betinho 2013 recebeu 6,5 mil votos e selecionou os vencedores entre 72 concorrentes de 24 municípios. Foram premiados um representante de cada um dos 24 municípios participantes e mais cinco pessoas, uma por cada região brasileira.

Os votantes também foram convidados a apoiar a causa dos catadores por meio de assinatura eletrônica ao manifesto público que solicitava ao governo, nas instâncias federal, estadual e municipal, a promoção urgente de políticas para inclusão social dos catadores, conforme determinou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
.

Prêmio Betinho 2017

O Prêmio Betinho Imagens de Cidadania 2017 propôs homenagem sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, no ano em completou 20 anos de seu falecimento.

Betinho tinha por princípio a crença na sociedade no exercício da cidadania como vetor de mudança e de controle social de políticas públicas. Acreditava que uma sociedade democrática é aquela que consegue democratizar todas as suas instituições e práticas, dentro de cinco princípios: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

Por isto, a premiação em 2017 foi concedida aos e primeiros colocados da campanha “Betinho: celebrar uma história. Cinco princípios e um fim.”, que consistiu na realização de vídeos curtos, de até três minutos, sobre os princípios da cidadania definidos por Betinho.
.

Prêmio Betinho 2018

O Prêmio Betinho 2018 estimulou série de ações de engajamento social previstas na Jornada Cidadania nas Escolas, uma tecnologia social que tem como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) e os cinco princípios da democracia definidos por Herbert de Souza: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

A edição de 2018 da Jornada Cidadania nas Escolas teve a participação de 58 escolas, dentre as quais, 34 chegaram até o final: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia. Concorreram comunidade escolar e alunos dos ensinos Fundamental II e Médio.

O Prêmio Betinho 2018 foi concedido a quatro equipes, representantes de duas categorias, Escola em Ação e Atitude Cidadã e, em cada uma delas, duas modalidades: a modalidade Rede Comunidades e a modalidade Nacional.
.

Prêmio Betinho 2019

A exemplo da campanha realizada no ano de 2018, em 2019 o Prêmio Betinho Atitude Cidadã reconheceu participantes da Jornada Cidadania nas Escolas, uma tecnologia social que tem como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) e os cinco princípios da democracia definidos por Herbert de Souza: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.

Concorreram comunidade escolar e alunos dos ensinos Fundamental e Médio, que realizaram ações de engajamento social a partir da realização de quatro desafios propostos na Jornada Cidadania nas Escolas 2019, que teve o objetivo de fortalecer conhecimentos e capacidades por meio de práticas de valorização da reflexão, do debate, da organização e da ação, com foco no ODS/ONU; na pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias locais; e no planejamento e implementação de ações coletivas.

Duas equipes receberam o Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2019, uma no segmento Ensino Fundamental; outra no segmento Ensino Médio.
.