QUAL É A SUA MEMÓRIA?

ÁUREO ALMEIDA DE OLIVEIRA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DO COEP MINAS
Aconteceu em 03/09/2010

DISTRITO ÀGUA BRANCA DE MINAS, COMERCINHO-MG FOI BENEFICIADO COM O PROJETO DO BANCO DO BRASIL INCLUSÃO DIGITAL.

O PROJETO SOCIAL “INCLUSÃO DIGITAL” DO BANCO DO BRASIL BENEFICIOU A ESCOLA ESTADUAL FERNANDO AMARAL DA COSTA DO DISTRITO DE ÁGUA BRANCA DE MINAS, COMERCINHO-MG, COM DOAÇÕES DE COMPUTADORES E INTERNET PARA OS ALUNOS, OFERECENDO AOS JOVENS A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR OS SEUS CONHECIMENTOS. ACREDITANDO QUE O ACESSO À INFORMAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, PARA A PARTICIPAÇÃO EM SOCIEDADE E PARA AMPLIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO, A FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DESENVOLVEU O PROGRAMA INCLUSÃO DIGITAL.

A PRINCIPAL FERRAMENTA DO PROGRAMA É A “ESTAÇÃO DIGITAL”, UMA METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DE TELECENTROS E DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NAS COMUNIDADES. ESSAS UNIDADES DE INCLUSÃO DIGITAL TÊM COMO PRINCÍPIO REDUZIR O ÍNDICE DE EXCLUSÃO NOS MUNICÍPIOS, PROMOVER A INICIAÇÃO À INFORMÁTICA, PROPICIAR FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO, OFERECER ACESSO AOS SERVIÇOS DO GOVERNO ELETRÔNICO, ALÉM DE FORTALECER AS AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL A PARTIR DE UMA VISÃO PARTICIPATIVA E COMUNITÁRIA.

MOTIVOS PELOS QUAIS A INCLUSÃO DIGITAL IMPORTA

SE VOCÊ ACHA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE JÁ NASCERAM COM O CHIP DA INTERNET, PENSE UM POUCO MAIS. À PRIMEIRA VISTA, ESSA PODE ATÉ PARECER A REALIDADE MAS, INFELIZMENTE, ESTÁ LONGE DE SER PARA TODOS. DE ACORDO COM UMA PESQUISA REFERENCIADA PELA UNICEF E REALIZADA ANTES DA PANDEMIA, 4,8 MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS VIVEM EM DOMICÍLIOS SEM ACESSO À INTERNET.
( FONTE BANCO DO BRASIL)

FOTO 1 – ESCOLA ESTADUAL FERNANDO DA COSTA AMARAL.