QUAL É A SUA MEMÓRIA?

COEP Nacional
-
Aconteceu em 11/04/2006

Criação dos COEP Municipais Arapiraca/AL, Limoeiro do Norte/CE, Sobral/CE, Poços de Caldas/MG, São José da Barra/MG, Tucuruí/PA, Petrolina/PE, Ivaiporã/PR, Londrina/PR, Ponta Grossa/PR, Angra dos Reis/RJ, Pelotas/RS, Alto Tietê/SP e Vale Histórico/SP

COEP Angra dos Reis/RJ
O COEP Angra dos Reis foi criado em abril de 2006. O COEP Angra dos Reis atuou em parceria com a Eletronuclear e com o Instituto de Desenvolvimento da Baía de Ilha Grande na implementação de uma fazenda marinha para criação de coquilles Saint-Jacques (vieiras), na Ilha Comprida, próxima à central nuclear. Essa iniciativa promoveu a geração de emprego e renda, referente ao manejo do coquille e também na venda para os restaurantes da região. Outra iniciativa de destaque foi o Aldeia da Cidadania, realizado em dezembro de 2007 em Jardim Paraíso, no Perequê, em Angra. Foram promovidos os seguintes serviços básicos na área de saúde: aplicação de flúor e orientação quanto à higiene bucal de crianças de até 12 anos e aferição de pressão arterial.
.

COEP Ivaiporã/PR
O COEP Ivaiporã foi criado em junho de 2006, com a adesão de 16 associadas. Entre as atividades de destaque estava o Festival de Música, no qual cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Outra iniciativa realizada pelo COEP Ivaiporã foi a campanha Natal pela Vida, em 2007. Foram coletados no comércio local cerca de 400 quilos de alimentos, distribuídos a famílias carentes.
.

COEP Londrina/PR
Criado em junho de 2006, o COEP Londrina teve entre as principais realizações a promoção da inclusão digital na comunidade, o curso sobre o uso da soja na alimentação, o curso de empreendedor nas comunidades (uma parceria com o Sebrae), a capacitação do curso Telessalas e os cursos Boas Práticas Agrícolas na Comunidade e Geração de Renda Oportunizando Ações Coletivas de Produção.
.

COEP São José da Barra/MG
Instalado em julho de 2006, o COEP São José da Barra teve como foco do trabalho a comunidade Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Cam-Cam, que tinha aproximadamente 900 pessoas. Diante da falta de espaço físico para qualquer tipo de atividade, o COEP São José da Barra se empenhou para a construção de um centro comunitário para trabalhar com as crianças e jovens e com toda a comunidade. Também
vale ressaltar a realização do Dia da Cidadania, com vários atendimentos de saúde, social e entretenimento para cerca 600 pessoas.
.

COEP Tucuruí/PA

.

COEP Petrolina/PE
Criado em junho de 2006, a partir de uma articulação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf ), o COEP Petrolina teve seu foco de trabalho em assentamentos rurais de agricultores(as) cuja terra tinha sido obtida por meio da reforma agrária. A área escolhida para o trabalho do COEP Petrolina foi o assentamento Mandacaru, onde viviam 70 famílias. As pessoas, assentadas há oito anos naquele espaço social, continuavam sobrevivendo do aluguel da sua mão-de-obra para fazendeiros vizinhos, ou seja, como diaristas rurais assalariadas, e não como proprietárias de terra. Para reverter esse quadro, o COEP Petrolina trabalhou temas como cidadania, participação, mutirão, organização comunitária, associativismo, gestão social e educação ambiental. Uma das atividades a destacar foi a aquisição de 300 mudas, plantadas pelas crianças e jovens da comunidade.
.

COEP Ponta Grossa/PR
O COEP Ponta Grossa foi criado em junho de 2006. A partir de março de 2007, o COEP Ponta Grossa focou seu trabalho na comunidade Jardim Novo Vila Velha, onde uma escola pública foi escolhida para ser inicialmente beneficiada. A escola tinha problemas de informática e, para que o sistema da rede funcione, era necessário um novo servidor. O COEP Ponta Grossa entrou em contato com a Receita Federal e solicitou produtos apreendidos para vender por meio de bazar e, assim, conseguir o dinheiro necessário. Em abril de 2008, a Receita Federal forneceu os produtos, que inicialmente foram vendidos pela associação de moradores local num bazar próximo à comunidade. Assim os moradores puderam comprar esses produtos com preços módicos, visto que no mercado eram vendidos por preço duas a três vezes superiores.
.

COEP Pelotas/RS
Instalado em novembro de 2006, o COEP Pelotas foi fruto de uma articulação promovida pela Embrapa. Vila Farroupilha foi o local da cidade escolhido para ser a Comunidade COEP de Pelotas. Foram analisados os seguintes critérios para seleção dessa comunidade: organização e liderança, acessibilidade e segurança, carência ou aspectos de miserabilidade, estruturas (escola/igreja) e que não estivesse contemplada por projetos de outras organizações ou ONGs. A Vila tinha, em sua maioria, moradores desempregados ou que viviam de subempregos: empregadas domésticas, pedreiros e papeleiros. Todas as iniciativas do COEP Pelotas foram implantadas utilizando a metodologia de desenvolvimento comunitário, que tinha por base um processo participativo com os moradores, o fortalecimento, a organização da comunidade e a divisão de responsabilidades, para o cidadão ser protagonista de seu próprio crescimento.
.

COEP Vale Histórico/SP
Criado em novembro de 2006, o COEP Vale Histórico iniciou suas atividades com participação de 17 associadas. O COEP Vale começou mobilizando as várias entidades das cidades de Cachoeira Paulista, Lorena e Cruzeiro para realizar trabalhos em rede. Para sensibilizá-las a atuar em parceria, iniciaram-se os trabalhos com a Aldeia da Cidadania. Desen- volveram ainda a oficina Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade, referente às comunidades do milênio. Em consenso com as entidades presentes, foi escolhida a comunidade do bairro Santa Terezinha para participar do Projeto de Desenvolvimento Comunitário. Tendo como objetivo investir na geração de alternativas de progresso humano por meio do estímulo e articulação de ações em parceria, o COEP Vale Histórico também realizou no bairro Santa Terezinha um diagnóstico para levantamento das necessidades e potencialidades, no sentido de construir um processo de desenvolvimento territorial sustentável em comunidades de baixa renda.
.

COEP Arapiraca/AL
Aos 21 dias do mês de junho de 2006 ás 17:30 hs, ocorreu no auditório do Banco do Nordeste, com associadas que aderiam ao COEP Arapiraca. Nesta reunião, foi apresentado os associados que fizeram adesão, sendo em seguida definido o secretário executivo. Teve inicio uma discursão sobre como o COEP poderia trabalhar no município, sendo lançada a idéia de trabalhar junto à comunidade Vila do Padre.
.

COEP Limoeiro do Norte/CE
O COEP de Limoeiro do Norte foi criado em junho de 2006. Iniciou suas atividades com participação de 13 Associadas. Esse número foi ampliado para 19, chegando-se a uma freqüência de até 19 pessoas em reuniões de planejamento das ações – com representantes de todas as associadas.
.

COEP Sobral/CE

.

COEP Poços de Caldas/MG
O COEP Poços de Caldas foi criado em 27 de setembro de 2006, em reunião no auditório da Caixa Econômica Federal. Estavam representadas as seguintes entidades: Furnas, Secretaria de Assistência Social , DMAE, Unifenas, PUC-Minas-Campus Poços de Caldas, Caixa Economia Federal, e Unafisco.

 

COEP Alto Tietê/SP