QUAL É A SUA MEMÓRIA?

Irene Lima
Secretária executiva do COEP CE
Aconteceu em 03/12/1995

Nascem os primeiros COEP estaduais: Criação do COEP Ceará

POR IRENE LIMA  |
Criado em1993, o COEP mobilizou e articulou grandes instituições nacionais, cujos representantes decidiram realizar ações a favor das pessoas mais carentes, em comunidades de baixa renda.

A partir desta decisão, resolveram mobilizar suas dependências nos estados brasileiros para criar COEP Estaduais, com o objetivo de ampliar as suas atividades de cidadania. Em 1995 foram criados dois COEP Estaduais, no Paraná e no Ceará.

O COEP Ceará foi instalado em 03 de dezembro de 1995, a partir da mobilização das instituições do Ceara, pelo Banco do Brasil.

As entidades associadas colaboraram com campanhas de combate à fome, reforma, ampliação e equipamento de escolas, creches, instalação de bibliotecas e distribuição de milhares de cestas básicas; na capital e no interior, em comunidades de alto risco e baixíssima segurança alimentar.

Com a visibilidade na mídia das ações desenvolvidas pelo COEP CE, em parceria com o Comité de Cidadania, dos funcionários do Banco do Brasil, outras entidades se agregaram ao nosso trabalho e ampliaram o leque de ações, o que possibilitou ao COEP CE sair do trabalho assistencial para o desenvolvimento de ações estruturais.
.

→ VEJA A LINHA DO TEMPO DO COEP CE ←

.

Ouça, nos áudios abaixo, o depoimento de Irene Lima, secretária executiva do COEP CE, sobre os 28 anos do COEP.
.

Legenda da primeira foto:
Instalação do COEP Ceará em 03 de Dezembro de 1995 com a posse do presidente do conselho deliberativo deste COEP, Roberto Meira de Almeida Barreto, o então superintendente do Banco do Brasil no Ceará, da secretária-executiva Maria José Irene Facundo Lima (Irene Lima), José Lutigar, secretário-executivo adjunto e dos dirigentes das instituições estaduais como conselheiros do COEP-CE.