Máscara no carro? Entenda o risco de infecção por Covid-19 em viagens

Atualizado em 11/12/2020

Um estudo da Universidade Brown, nos Estados Unidos, investigou o risco de infeção pelo novo coronavírus durante uma viagem de carro. Por meio de um simulador, os pesquisadores concluíram que viajar com as janelas abertas é o mais indicado.

O estudo utilizou modelos de computador para simular o fluxo de ar dentro de um veículo compacto, com várias combinações de janelas abertas e fechadas.

As simulações mostraram que as janelas abertas criaram padrões de fluxo de ar que reduzem drasticamente a concentração de partículas trocadas entre um motorista e um único passageiro. Ligar o ar condicionado, no entanto, não ajuda a circular o ar tão bem quanto as janelas abertas, segundo os cientistas.

“Dirigir por aí com as janelas fechadas e o ar-condicionado ou aquecimento ligados é definitivamente o pior cenário, de acordo com nossas simulações de computador”, afirmou Asimanshu Das, estudante de graduação na Escola de Engenharia de Brown e co-autor da pesquisa.

“O melhor cenário que encontramos foi ter todas as quatro janelas abertas, mas mesmo tendo uma ou duas abertas era muito melhor do que tê-las todas fechadas”, explica o pesquisador.
.

Resultados da pesquisa

As simulações trouxeram alguns resultados inesperados. Por exemplo, espera-se que abrir as janelas diretamente ao lado de cada ocupante seja a maneira mais simples de reduzir a exposição.

Porém, os pesquisadores descobriram que, embora essa configuração seja melhor do que nenhuma janela aberta, ela apresenta um risco de exposição maior em comparação com baixar a janela oposta a cada ocupante.

“Quando as janelas opostas aos ocupantes estão abertas, você obtém um fluxo que entra no carro atrás do motorista, varre a cabine atrás do passageiro e sai pela janela do lado do passageiro”, apontou Kenny Breuer, professor de engenharia na Brown e autor da pesquisa.

“Esse padrão ajuda a reduzir a contaminação cruzada entre o motorista e o passageiro”, afirmou.

Segundo os cientistas, viajar com as janelas abertas não substituem o uso de máscara por ambos os ocupantes.
.

Fonte: ND Mais