Desafio 3 | Realização da ação coletiva

Desafio 3 | Realização da ação coletiva

• Realizar a ação prática definida por sua comunidade 

No desafio anterior sua comunidade realizou o diagnóstico dos problemas e questões da sua comunidade e pensou uma ação para contribuir com a solução dessa questão ou problema. Agora é a hora de botar a mão na massa! Planejem a ação e realizem! Registrem a ação com fotos e vídeo, pra poder mostrar a todos os participantes da jornada!

A ação prática realizada pode ser em benefício da própria comunidade ou mesmo de outras das vizinhanças, de outra parte do município ou mesmo de outro município ou região. A ação deverá ser baseada nos resultados do diagnóstico realizado no desafio anterior. Será considerado como eixo orientador da ação o tema 3 (três) das áreas dos ODS: “Planeta”, “Pessoas” e “Paz” e os 5 princípios da democracia: igualdade, diversidade, solidariedade, participação e liberdade. De acordo com os resultados do diagnóstico, a comunidade escolherá uma das áreas como tema de sua ação. O desafio consistirá na realização da ação prática. O planejamento e a realização do desafio deverão ser coletivos.

Você pode também usar a sala de fórum que você criou para reunir virtualmente sua equipe para os debates sobre o encaminhamento dos desafios! Essa pode ser uma ótima ferramenta que aliada a encontros presenciais pode otimizar o trabalho! Uma outra sala sobre o tema da ação proposta por sua equipe pode ser uma boa via para receber dicas e opiniões das demais equipes isso pode enriquecer muito a qualidade da ação!

Após a realização da ação prática, um dos representantes da comunidade deve preencher e submeter o formulário de cumprimento do Desafio 3. Os conteúdos registrados estarão sujeitos à validação pela Coordenação da Jornada. A análise para a validação será baseada na sua adequação aos princípios e metodologia da Jornada e às regras do desafio.

 DICAS:
→ Leia a cartilha “Mobilização em sete passos” e o material de apoio
→ Compartilhe a cartilha e o material de apoio com as pessoas da sua comunidade
→ Lembre-se de tirar fotos e fazer um vídeo mostrando a realização da ação (a qualidade e representatividade das fotos e vídeos postados valorizam a avaliação do desafio)
→ Use a sala que você criou no fórum para reunir sua equipe virtualmente. Essa sala pode ser um complemento das reuniões presenciais de vocês!
→ Utilize a segunda sala virtual no fórum para pedir dicas e opiniões das demais equipes!
→ Aproveite para participar dos fóruns criados pelas outras equipes também, seu conhecimento e opinião podem ser muito valiosos!

BOA SORTE!

….DESAFIO 1  ›  DESAFIO 2
….DESAFIO 3 ›  DESAFIO 4

Comunidades que cumpriram o Desafio 3