Janeiro Branco: campanha de 2021 conscientiza sobre saúde mental e pandemia

Atualizado em 19/1/2021

Com o lema ‘Todo Cuidado Conta’, a campanha Janeiro Branco deste ano busca conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e cruzar um paralelo entre questões relacionadas à mente e à pandemia do novo coronavírus.

A campanha se torna ainda mais importante quando se expõe os dados sobre saúde mental no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo nas Américas com maior número de pessoas depressivas, com cerca de 5,8% da população. O percentual fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%.

Além disso, o Brasil também é o país no mundo com maior prevalência de ansiedade, com cerca de 9,3% da população diagnosticada com transtorno.

Para a psicóloga Geane Santos, vivenciar a pandemia tem trazido um certo grau de conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde da mente, já que o isolamento e o medo de morrer acabou potencializando, muitas vezes, casos de ansiedade ou depressão já existentes.

“Posso dizer que, atualmente, o vivenciar a pandemia tem trazido muito sobre questões da mente. Percebo em consultório que vem surgindo esta demanda de uma forma muito mais intensa do que em 2019, por exemplo”, pontua a psicóloga, que atua na rede Hapvida.
.

Oitava edição

Em 2021, o Janeiro Branco realiza sua oitava edição. A ideia da campanha surgiu em 2014, através de um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.

O mês e a cor foram escolhidos como uma alusão ao começo do ano, que representa uma ‘página em branco’ a ser preenchida durante o novo ano que se inicia. “Boa parte das pessoas refletem sobre o ano que passou e o novo, o que gostaria de fazer, novas metas. A campanha surgiu para que as pessoas possam refletir sobre saúde mental, não só questões de dinheiro, ou outros objetivos, mas pensar na sua saúde”, esclarece Geane.
.

Saúde mental como desculpa

Além dos reais casos de transtornos mentais causados ou acentuados, a pandemia também trouxe outro problema para a sociedade e os profissionais de saúde: a saúde mental como desculpa para sair e aglomerar na pandemia.

É comum ver, em relatos nas redes sociais, diversas pessoas saindo, seja para praias, bares ou festas, utilizando como argumento que é para o bem de própria saúde mental.

“Fico pensando se aqueles que utilizam este artifício para sair realmente estão sofrendo de depressão e ansiedade, porque quem tem não utiliza este método”, comenta a psicóloga.
.

Terapia

A psicóloga Geane Santos também relata que houve um aumento da procura por terapia durante a pandemia e recomenda que as pessoas que estejam sentindo algo relacionado à saúde da mente procurem profissionais capacitados.

“Algumas pessoas trazem sensações e sintomas, como angústia, tristeza e raiva. Algumas demandas são de mal estar causados da pandemia, que a gente faz uma orientação e libera. Porém outras são realmente sintomas de ansiedade ou depressão e precisamos ficar atentos”, conta.

Geane pede que o Janeiro Branco seja aproveitado para refletir e buscar acompanhamento e ajuda em uma terapia. “Principalmente as pessoas com depressão, que são mais difíceis de aceitar que estão com este mal estar. Até que amigos e familiares ajudem, orientem, e até se ofereçam para ir junto”, orienta a profissional.
.

Por: Victor Rosa

Fonte: A Tarde