Infectologista orienta sobre prevenção à Covid-19 no retorno das aulas presenciais

Atualizado em 9/10/2020

Regina Coeli, médica do Hospital Oswaldo Cruz, explicou que pais devem estar atentos aos sintomas gripais dos filhos e que alunos precisam criar hábitos relacionados ao uso da máscara.

Com o retorno das atividades presenciais em escolas estaduais de Pernambuco, diversas medidas de prevenção precisam ser adotadas pelos estudantes. A médica infectologista Regina Coeli, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência no tratamento para a Covid-19 no Recife, alertou sobre cuidados necessários para evitar o contágio da doença nos ambientes escolares.

De acordo com a especialista, os cuidados básicos são o uso de máscara e do álcool em gel, distanciamento social e separação de objetos, como materiais escolares e alimentos.

“As escolas já estão, em sua a maioria, com os protocolos bem firmados, de limpeza e proteção ao coronavírus. Basta muito o cuidado da família também, em não levar o filho que esteja com sintomas gripais para a escola, isso também é importante”, afirmou Coeli.

A máscara de proteção deve ser usada de forma correta, segundo a infectologista. “Para usar a máscara, tem que fazer a limpeza das mãos, com álcool em gel ou água em sabão. Não ficar tocando na face, nos olhos. Se precisar tirar a máscara, tirar pelo elástico, justamente para que não haja contaminação. E quando for guardar, ter o cuidado de não fazer a contaminação da face interna, aquela que fica em contato com o rosto”, detalhou.

Segundo Coeli, também é importante levar máscaras a mais para o uso durante o turno de aula. “Levar em uma caixinha ou em um saquinho plástico ou de papel onde você possa guardar a máscara limpa. E também se atentar ao descarte da máscara usada. Não pode jogar no lixo ou jogar no chão, tem que colocar dentro de um saquinho, amarrar e fazer o descarte correto”, afirmou a médica.

Sobre o dia a dia de brincadeiras e contatos físicos das crianças e adolescentes, a especialista afirmou que o melhor caminho é o diálogo. “A aglomeração, a reunião, as brincadeiras, isso é tudo salutar no dia a dia das crianças e adolescentes, mas fazer isso, digamos assim, com consciência, porque você pode estar transmitindo ou ser um transmissor para a sua casa, para os seus familiares”, afirmou.
.

Retorno das aulas presenciais

O retorno das aulas presenciais para os estudantes do 3° ano do ensino médio foi previsto para esta terça-feira (6). No entanto, uma decisão judicial que suspendeu a retomada das atividades em escolas privadas e professores da rede pública entraram em greve, alegando que não há condições de dar continuidade ao ensino presencial devido à pandemia da Covid-19.

Mesmo com a greve, parte dos docentes compareceram a escolas da rede estadual, dando início à retomada do ano letivo. Em Pernambuco, os estudantes estavam com as aulas presenciais suspensas desde 17 de março, quando um decreto estadual impôs medidas de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

Apesar do governo ter elaborado um cronograma para o retorno do ensino médio, ainda não foram divulgadas datas para os ensinos infantil e fundamental. Nesta terça-feira (6), foi prorrogada até 19 de outubro a suspensão para essas modalidades.
.

Fonte: G1/Globo