Estudo descobre quanto tempo coronavírus sobrevive na pele

Atualizado em 13/11/2020

Descoberta mostra como a Covid-19 tem um risco maior de transmissão por contato do que a gripe. Enquanto o vírus da gripe durou menos de duas horas na pele, o coronavírus sobreviveu por até nove horas

Pesquisadores japoneses descobriram, a partir de um experimento feito em laboratório, quanto tempo o coronavírus é capaz de sobreviver na pele de uma pessoa.

No estudo, eles analisaram amostras de dois vírus: do causador da Covid-19 e do da influenza. Para evitar a contaminação de voluntários saudáveis, os vírus foram misturados a amostras de pele humana retiradas em autópsia 24 horas antes.

O que eles puderam observar é que, enquanto o vírus da gripe durou menos de duas horas na pele, o coronavírus sobreviveu por até nove horas.

“Este estudo mostra que o SARS-CoV-2 pode ter um risco maior de transmissão por contato (ou seja, transmissão por contato direto) do que o IAV (influenza A vírus) porque o primeiro é muito mais estável na pele humana”, escreveram os autores em seu artigo, que foi publicado online em 3 de outubro na revista Clinical Infectious Diseases.

A equipe diz que informações sobre o tempo de sobrevivência do vírus na pele podem ajudar a desenvolver abordagens para prevenir a transmissão por contato e reforçar a importância de lavar as mãos ou usar álcool gel.

Ambos os vírus foram completamente inativados em 15 segundos por desinfetante contendo álcool a 80%.
.

Correta higienização das mãos

Vírus respiratórios como o coronavírus se espalham quando o muco ou gotículas contaminadas entram no corpo de um indivíduo saudável através dos olhos, nariz ou boca. Isso pode facilmente ocorrer quando a pessoa leva a mão contaminada ao rosto. Por isso, é tão importante higienizar sempre as mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Para eliminar todos os vestígios do vírus da pele, é preciso seguir passo a passo sem pressa. O processo deve durar no mínimo entre 20 e 30 segundos.

Etapa 1: molhe as mãos com água corrente

Etapa 2: aplique sabão suficiente para cobrir as mãos molhadas

Etapa 3: esfregue toda a superfície das mãos – incluindo as costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas – por pelo menos 20 segundos.

Etapa 4: enxágue abundantemente com água corrente

Etapa 5: seque as mãos com um pano limpo ou toalha descartável
,

Fonte: Tribuna de Jundiaí