Cuidados com o diabetes durante a pandemia – e sempre

Atualizado em 9/11/2020

Alimentação

A alimentação saudável e equilibrada é essencial para manter os níveis glicêmicos controlados. Alimentos in natura ou minimamente processados, como os cereais, legumes, saladas, leite, ovos e frutas devem ser prioridade.

Um prato nutritivo é composto por 25% de proteínas animal ou vegetal, 25% de carboidratos e 50% de vegetais, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mas cada pessoa tem suas próprias necessidades nutricionais. Por isso, acompanhamento médico é importante.

Atente para os carboidratos, especialmente aqueles com adição de açúcar. Carboidratos são muito importantes para uma rotina alimentar saudável, mas, em excesso, podem afetar o controle da glicemia.

Vale reforçar que nenhum alimento é capaz de proteger contra o novo coronavírus.
.

Exercício físico

A atividade física melhora o controle metabólico do diabetes: aumenta a captação da glicose e reduz a resistência à insulina. Além disso, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Mesmo em casa, encontre o melhor tipo de exercício para você e siga uma frequência. Na dúvida, consulte um profissional.

Lembre-se de conferir a glicemia antes de começar. Carregue com você algum carboidrato de ação rápida, como, por exemplo, 3 balas, 150 ml de suco de laranja ou qualquer outro alimento que permita a liberação rápida de glicose, para casos de hipoglicemia.
.

Taxas de glicemia e glicose

Monitorar as taxas de glicemia é importante sempre. Com a pandemia, vale redobrar os cuidados, uma vez que o diabetes descontrolado é fator de risco para complicações.

A mudança na rotina também pode aumentar a ocorrência de hiperglicemia e hipoglicemia, que, como falamos, pode piorar um quadro de COVID-19. Aumentar a frequência de monitorização é importante.

Consulte seu médico sobre as indicações de periodicidade para fazer os testes durante a pandemia.

Não use álcool gel antes da punção capilar (a ‘picada’ para medir as taxas), pois pode interferir no resultado.
.

Medicação

Até hoje, não há indícios de que nenhum medicamento para diabetes aumente o risco de infecção para o novo coronavírus. Continue tomando seus medicamentos exatamente como antes.

Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico. Não pare nenhuma medicação por conta própria, combinado?
.

Fonte: Unimed do Brasil