Cuidados com o álcool em gel vão desde a compra até o armazenamento correto do produto

Atualizado em 17/11/2020

Principal aliado na luta contra a Covid-19, o álcool exige cuidados! E não estamos falando do manuseio, algo muito sério e que deve ser feito com atenção, mas da forma como ele é adquirido e armazenado. Falando especificamente do álcool em gel 70%, que é o mais usado neste momento, a forma como o mantemos – local e temperatura – interfere, inclusive, na eficácia do produto.

Antes disso, cabe um outro alerta: é de suma importância que o álcool em gel 70%, bem como outras variações da substância, e produtos de limpeza em geral, sejam mantidos longe do alcance de crianças. No caso do álcool em gel, a Anvisa orienta manter longe, principalmente, de crianças entre um e cinco anos de idade.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do seu Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), alerta também para os cuidados com os animais de estimação, mas ressalta, principalmente, sobre a importância de manusear o álcool longe de chama, uma vez que se trata de um produto altamente inflamável, inclusive o gel.

Voltando a falar sobre aquilo que pode alterar a eficácia da substância, o álcool deve ser mantido em local fresco e arejado, em temperatura inferior a 40°C. Exposto ao sol, além de ter sua ação prejudicada, há o risco de combustão. A embalagem precisa estar sempre fechada, e passar o produto de um recipiente para outro não é recomendável.

O ideal é sempre conferir as recomendações que estão presentes na embalagem do produto. Elas devem explicar a forma correta de uso e armazenamento para que não haja dúvidas e se evite acidentes.

Estas preocupações devem ser recorrentes, inclusive na compra do álcool em gel. Primeiro, você deve adquiri-lo em locais devidamente regulamentados e, em hipótese alguma, comprar produto clandestino. No local de venda, os cuidados de armazenamento devem cumprir aquilo que ressaltamos anteriormente.

Fique atento também ao produto em si. Álcool em gel tem consistências diferentes. Normal. Isso não afeta seu propósito. Ainda assim, mesmo que tenha cor, ele precisa ser transparente.

Agora que você já sabe onde comprar e como escolher o álcool em gel corretamente, além de armazená-lo de maneira adequada para que não gere problemas ou perca sua ação, cuide também do uso do produto. De forma excessiva, o álcool em gel pode causar o ressecamento das mãos, por exemplo. Nestes casos, hidratantes ajudam e não comprometem a proteção que ele oferece.

É claro que você deve reaplicar o álcool em gel sempre que necessário, mas se for possível, não abra mão de usar também água e sabão.|
.

Fonte: NSC Total