Projeto verifica a veracidade de informações divulgadas em redes sociais e na internet

Atualizado em 4/6/2020

Projeto reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre coronavírus compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. O Projeto Comprova tem como objetivo identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que surgem em sites, aplicativos de mensagens e redes sociais.

Declarações, especulações e rumores que estejam ganhando fôlego e projeção na internet são investigadas de forma precisa pelos parceiros do projeto. Ao trabalhar coletivamente para selecionar e apurar textos, vídeos, imagens e gráficos, os jornalistas do Comprova vão contextualizar e esclarecer informações que podem ser consideradas enganosas ou deturpadas e tomar providências para minimizar o alcance e o impacto de mentiras comprovadas e deliberadas que tenham relação com políticas públicas no âmbito federal.

Acesse o site para conferir notícias investigadas ou para enviar notícias recebidas para comprovação: https://projetocomprova.com.br/