Pesquisadores da UFRRJ criam aplicativo para auxiliar o diagnóstico da Covid-19

Atualizado em 27/4/2020

Os professores Filipe Braida e Leandro Alvim, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar, câmpus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolveram o XRayCovid-19, um aplicativo que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar o sistema de saúde no processo de diagnóstico da Covid-19.

O sistema está em fase experimental no OpenLab do Programa de Pós-graduação em Humanidades Digitais. Acessível em: https://www.ppgihd-open-lab.com/xraycovid-19

Com a avaliação de uma radiografia, o sistema verifica se a imagem possui o padrão associado à Covid-19, à pneumonia comum ou a nenhuma das duas.

A proposta é disponibilizar essa ferramenta para contribuir com o sistema público de saúde no enfrentamento da atual pandemia, assim como das demais doenças respiratórias.

Os professores Braida e Alvim também estão iniciando contatos com pesquisadores da área de saúde de diversas universidades e centros de pesquisa a fim de estabelecer parcerias para o aperfeiçoamento do sistema, a definição dos melhores protocolos para a sua utilização e o desenvolvimento de novos recursos baseados na mesma tecnologia.

A ideia de desenvolver o sistema partiu da dificuldade de Leandro de ter acesso a dados estatísticos para realizar um estudo sobre a Covid-19.

— Além da subnotificação, tem a demora no resultado dos exames e a pouca quantidade de testes. Decidi, então, analisar imagens de radiografias de tórax de pacientes italianos que foram divulgadas recentemente em um conjunto de dados públicos e fazer um sistema integrado com banco de dados — explica Leandro, pesquisador do programa de pós-graduação Humanidades Digitais, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.

O XRayCovid-19 é um sistema que funciona no computador e no celular e diagnostica a Covid-19 por meio da imagem de uma radiografia. Basta entrar no link e carregar a imagem do exame para obter o resultado, que sai em menos de um segundo. Desenvolvido há duas semanas, o sistema já está sendo aperfeiçoado com análise de radiografias de pacientes brasileiros, mantendo o sigilo e sem divulgar ao público.

— O sistema acessa um modelo de inteligência artificial, que é responsável por dar um diagnóstico automático da imagem: se é de uma pneumonia comum, de Covid ou de uma pessoa saudável. É um sistema que qualquer um pode usar em qualquer lugar, e com uma resposta rápida do diagnóstico. É capaz de atender múltiplos pacientes por segundo — afirma Leandro.

Além de Leandro e Felipe, passaram a integrar os trabalhos no aplicativo o médico Erito Marques de Souza Filho, professor do Departamento de Tecnologias e Linguagens (DTL) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Rural, e o advogado Rodrigo de Souza Tavares, que também é professor na instituição. O objetivo dos pesquisadores é promover parceria com universidades e centros de pesquisa.

— A grande vantagem desse sistema é trabalhar com o raio-x, que tem um baixo custo. Além disso, ele pode ajudar na triagem numa unidade de saúde e tem vantagem ao ser usado na telemedicina. O paciente pode mandar a radiografia para o médico.

Em duas semanas, o sistema já recebeu mais de 300 envios de radiografias. Futuramente, afirma Leandro, o XRayCovid-19 vai ter estatísticas de dados do que está acontecendo, em tempo real.

— Isso poderá ajudar na gestão de saúde pública.

Acesse a página do OpenLab/Programa de Pós-graduação em Humanidades Digitais da UFRRJ: https://www.ppgihd-open-lab.com

Fonte: site do Instituto Multidisciplinar/Câmpus Nova Iguaçu/UFRRJ e Extra/Globo.