Live Map Tracker from Microsoft Bing

Atualizado em 20/6/2020

O programa Imagens do Povo e o Instituto Moreira Salles publicam “Com Vidas”, ensaio fotográfico realizado pelo coletivo de fotógrafas e fotógrafos populares associados ao programa que tem o objetivo de propor um novo olhar sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas favelas e periferias.

Em nossas metrópoles e cidades os impactos são cada vez mais intensos e dramáticos em todos os planos da vida social, econômica e cultural. A atual pandemia agravou a brutalidade das desigualdades sociais no Brasil, agora explicitadas radicalmente em relação ao Direito à Vida, sobretudo nos territórios e grupos populares que apresentam maior vulnerabilidade ao contágio e a previsibilidade da letalidade. No entanto, favelas e periferias não são apenas nomes e seus moradores não são apenas números. São moradas e pessoas que constroem seu cotidiano de sociabilidades afetivas, de invenções de trabalhos e de criações estéticas em condições desiguais de produção da cidade.

É justamente destas experiências compartilhadas de convivência que se fazem as potências do bem viver que, hoje, são mobilizadas em atos solidários para enfrentar a Covid-19 com dignidade humana e como exigência de direitos.

A casa e a rua, lugares comuns de partilhas populares, estão passando por transformações significativas em função dos agravos à saúde e do isolamento social como alternativa de contágios pelo Covid-19. Mudanças que impõem aos moradores a reinvenção de suas existências em função da exposição epidemiológica e fazem emergir laços de afeto e amizade, práticas de solidariedade e generosidade como potências para afirmar o Direito à Vida.

Os registros fotográficos reunidos buscam compartilhar momentos e movimentos que fazem a vida ganhar um sentido precioso e, por isso, reclamar seus direitos. 

Veja aqui: http://www.imagensdopovo.org.br/destaques/com-vidas/

Fonte: Imagens do Povo