Orientações para o setor comercial – transporte e distribuição domiciliar
Atualizado em 6/6/2020
Antes de sair, organize o trajeto, a ordem das entregas e como será realizado cada pagamento. Arrume as entregas no caminhão/caminhonete ou veículo na ordem que serão tiradas, para não precisar pegar várias vezes em cada caixa ou sacola.
Caso o pagamento seja com dinheiro, destine um momento para deixar o troco separado de cada consumidor. Evite manipular o dinheiro (se possível combine o troco antes, no pedido, e leve já separado para cada comprador). Quando precisar pegar no dinheiro, lave as mãos antes de pegar em outras coisas.
Caso o pagamento seja com cartão, deixe que o consumidor insira o cartão e evite proximidade e contato o máximo possível. Limpe a máquina com um pano ou papel toalha embebida em álcool 70% antes de entregar para o consumidor, e depois de cada uso.
Mantenha distância do consumidor. Evite entrar na casa ou condomínio. Se precisar entrar para realizar a entrega, não toque em nada que não seja necessário. Lembre que maçanetas, interfone, campainha, botões de elevador podem estar contaminados ou podem ficar contaminados com seu toque. Lave as mãos antes de entrar e depois de sair (não toque no rosto durante a entrega, mantenha os cabelos presos).
Fonte: Sebrae/PR