Óculos x máscaras: truques para se proteger sem embaçar as lentes

Atualizado em 15/6/2020

Especialista dá dicas de como evitar que o ar quente da respiração escape pela parte de cima do tecido. Óculos também devem ser higienizados para não transmitirem a doença.

Carteira, celular, chaves e…a máscara. Em época de pandemia de coronavírus, as pessoas estão tendo que se adaptar ao novo item sem o qual não podem mais sair de casa. Mas, se a proteção facial traz incômodos para quem não usa óculos, imagina só para quem precisa deles o tempo todo.

De acordo com o gerente de produtos oftálmicos de uma rede de óticas localizada em Sorocaba (SP), Leonardo Queiroz, de 41 anos, normalmente quando saímos de um lugar quente para um ambiente externo, por exemplo, o ar encontra as lentes mais frias, criando uma condensação na superfície e um aspecto embaçado. A mesma lógica vale para máscaras e óculos.

“Quando usamos os dois itens ao mesmo tempo, as lentes embaçam, porque o hálito quente escapa pelas bordas superiores e encontra as lentes mais frias, e essa condensação na superfície acaba indo diretamente para as lentes”, explica.

No entanto, Leonardo lista alguns truques simples que podem ajudar a evitar que isso aconteça na hora de se proteger contra a Covid-19. Confira:

  • Colar a máscara ao nariz com esparadrapos ou micropore evita que o ar quente da respiração escape pela parte superior do tecido;
  • Colocar um pedaço de papel absorvente por dentro da máscara para absorver a umidade causada pelo ar quente;
  • Ajustar os elásticos ou laços para moldar a máscara ao rosto evita que o vapor suba. Algumas vêm com uma tira de metal dobrável na altura do nariz;
  • Outra opção é usar o peso dos óculos para bloquear o ar. Neste caso, puxe a máscara para cima do nariz o máximo que conseguir, sem prejudicar a visão e mantendo a parte de baixo na parte inferior do queixo. Por fim, deixe os óculos descansarem em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes. Porém, essa dica depende do modelo e do tamanho da armação;
  • Por fim, existe o truque de limpar as lentes com sabão seco. Segundo o especialista, a tática até funciona, mas não é recomendada, pois o produto possui sais de sódio e ácidos, que, em contato com as lentes, podem danificá-las de forma irreversível. Por ser considerado “mau uso”, o cliente ainda perde a garantia do anti-reflexo do fabricante, que muitas vezes representa boa parte do investimento nas lentes.

Uso correto das máscaras

Apesar das dicas, a infectologista Rosana Maria Paiva dos Anjos reforça que, se os óculos estiverem embaçando, geralmente é um sinal de que as máscaras não estão ajustadas adequadamente ao rosto das pessoas.

“Existem vários tipos de máscaras que podem ser utilizadas na proteção contra o novo coronavírus: a descartável que tem um clipe para ajuste à face e a reutilizável com modelos diversos, inclusive imitando a máscara N95. Esta não tem ajuste e, se embaçar, a solução é colocar os óculos sobre ela”, comenta.

Para utilizar a máscara da forma correta, siga o passo a passo da médica:

  1. Antes de tocá-la, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão;
  2. Verifique qual lado é o superior (no qual está a tira de metal) e se o lado correto da máscara está voltado para fora;
  3. Coloque a máscara no rosto;
  4. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do nariz. Puxe a parte inferior da máscara para cobrir a boca e o queixo;
  5. Após o uso, retire a máscara. Remova as presilhas elásticas por trás das orelhas, mantendo-a afastada do rosto e das roupas para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara;
  6. Se for descartável, coloque a máscara em um saco plástico fechado (de preferência transparente ou identificado), em lixeira com tampa, imediatamente após o uso. Ou guarde em um saco plástico apropriado, se for reutilizável. Feche bem e só abra no momento da lavagem. Neste caso, lave com água e sabão, deixe de molho por 10 minutos e passe com ferro quente.
  7. Faça sempre a higiene das mãos depois de tocar ou descartar a máscara.

Ainda segundo Rosana, os óculos são excelentes barreiras contra o coronavírus, pois servem como proteção para os olhos. Para que não funcionem como fonte de contágio da doença, devem ser higienizados com água e sabão, assim como as máscaras de tecido.

“Pelo menos uma vez por dia, ao chegar em casa. Mas pode ser necessário higienizar mais vezes, dependendo dos contatos efetuados. A higiene deve ser estendida aos objetos pessoais, incluindo os celulares”, completa a infectologista.

Fonte: G1/Globo.com