Mundo tem quase 12 vezes mais casos de Covid-19 que números oficiais, diz estudo do MIT

Atualizado em 1/7/2020

O número de casos de coronavírus no mundo é doze vezes maior que o confirmado pelas autoridades sanitárias, segundo uma estimativa feita pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. A projeção aponta também para um número de mortes superior em até 50%.

Publicado na sexta-feira (26/6) como prévia (pré-print), o estudo foi feito a partir de uma simulação digital que levou em conta as informações divulgadas por 84 países até o dia 18 de junho, e variáveis como excesso de mortes, transmissões assintomáticas e hospitalizações.

“A magnitude da epidemia é amplamente subnotificada”, escrevem os cientistas que não usaram dados da China nem do Brasil para a criação do seu modelo matemático. Segundo eles, os dois países não apresentaram dados confiáveis sobre a quantidade de testes aplicados.

Os pesquisadores da universidade norte-americana apontavam para 88,5 milhões de casos confirmados e 600 mil mortes até a publicação do artigo. O número é muito superior ao apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a mesma data, a agência de saúde da ONU registrava 8,2 milhões de casos e 445,5 mil mortes.

Na semana passada, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Robert Redfield, estimou que, apenas nos EUA, o número de infectados já era dez vezes maior que o que dizia a contagem oficial.

Fonte: Bem Estar / Globo.com