Médicos criam site para consultas gratuitas

Atualizado em 21/4/2020

Um grupo de médicos decidiu criar um site para oferecer, gratuitamente, consultas virtuais a pacientes com sintomas ou mesmo que já tenham sido diagnosticados com a Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus: a plataforma virtual Missão Covid.

A ideia da criação do site usando a telemedicina para atender casos da Covid-19, segundo os médicos, nasceu para evitar a sobrecarga nos hospitais e centros de saúde por conta da pandemia. Mais de 300 médicos voluntários aderiram à ideia e para conseguir uma consulta é bem simples: basta fazer um cadastro rápido no próprio site.

Além de acompanhar os casos, com orientações para minimizar sintomas mais brandos, o projeto também orienta os pacientes sobre o momento necessário para buscar as unidades de saúde para uma possível internação pela Covid-19.

“Nós queremos e vamos dar assistência, impactando de forma positiva e com a qualidade que a saúde do Brasil merece nesse momento tão importante”, assinala o médico Leandro Rubio. Segundo ele, o projeto está atendendo pessoas que estão em isolamento e com receio de ir ao hospital.

O médico Raphael Brandão diz que a procura pelo serviço tem sido intensa, a ponto de ter uma fila para os atendimentos. No vídeo abaixo, ele pede desculpas pela espera e afirma que o serviço vai melhorar, com a chegada de novos médicos que estão se incorporando à iniciativa.

Telemedicina

Segundo define o Conselho Federal de Medicina, essa modalidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Desde a década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde em que informa decisão de reconhecer a possibilidade do uso da telemedicina no país, além do que já está estabelecido em resolução editada anteriormente. A iniciativa vale em caráter excepcional e enquanto durar o combate à epidemia de Covid-19.

Site: missaocovid.com.br
Instagram: instagram.com/missaocovid


Fonte: boasnovasmg.com.br