Mães que tiveram partos na pandemia reforçam importância do uso de máscara

Atualizado em 12/7/2020

Algumas mulheres que deram à luz durante a pandemia do novo coronavírus estão reforçando a campanha nas redes sociais para que as pessoas usem máscaras, durante o processo de reabertura dos Estados Unidos.

O programa “Good Morning America”, da rede ABC, reuniu alguns relatos das novas mamães para reforçar a importância do usa da máscara, com o objetivo de frear o número de contágio.

Elas argumentam que, como conseguiram usar o item durante o parto, não é difícil fazer o mesmo ao ir para o supermercado ou restaurante.

A radialista Jai Kershner, que tem asma, deu à luz seu primeiro filho, Mak, no dia 18 de junho. “Se eu posso usar uma máscara durante 38 horas, entre uma cesariana e recuperação… Você pode fazê-lo por uma hora enquanto corre para o supermercado e/ou outras atividades.”.

Para o programa, ela disse o que a inspirou para escrever a respeito em suas redes sociais: “Eu cheguei em casa [do hospital] e continuava vendo pessoas reclamando sobre isso como ‘se você não se sente confortável em estar perto de pessoas que não usam máscaras, então não saia'”. E completou: “Uma máscara é um inconveniente. Não é o fim do mundo. As pessoas que reclamam de ir ao supermercado, você pode usar uma máscara por 20 ou 30 minutos. Tudo bem”.

Julia Kite-Laidlaw teve uma reação semelhante às manifestações contra o uso, depois de dar à luz os gêmeos Daphne e Francis em maio, na cidade de Nova York. Ela precisou usar a proteção facial durante o período que permaneceu internada no hospital e também nas duas semanas seguintes quando ia visitar seus recém-nascidos.

“Há tanta coisa que não sabemos sobre o coronavírus, se você poderia salvar uma vida apenas colocando uma máscara, por que não?”, disse para a atração.

Em seu relato na rede social, ela escreveu: “Passei por um trabalho de parto enquanto usava máscara, mas há homens crescidos neste país que não conseguem lidar com o pedido de amarrar um trapo no rosto para ir ao supermercado? Nunca mais me considerarei uma fracote”.

Além delas, outras mulheres que deram à luz recentemente se manifestaram no Twitter.

“No sábado, dei à luz meu filho enquanto usava uma máscara facial o tempo todo. Então eu acho que todos vocês podem ser convidados a usá-la para fazer compras no supermercado”.

“Eu fiquei em trabalho de parto por 7 horas e dei à luz com uma máscara, então acho que vocês pode usar uma por 10 minutos para entrar em uma loja para pegar um suco ou o que quer que você faça”.

Fonte: Universa/UOL